Ter uma horta para chamar de sua

Morar em casa facilita bastante para você ter uma horta para chamar de sua. É claro que em um apartamento você também consegue, mas vai depender de vasos apropriados e um cantinho mais estiloso para a plantação.

Moro em uma casa, e temos um pé de abacate e um de acerola. Todos os dois já estão em fase de colheita. O pé de abacate é mais antigo e já colhemos há alguns anos, mas o de acerola estamos na primeira colheita. Os dois plantados pelo meu filho Bruno.

No começo eu não liguei muito mas depois a gente vai curtindo tanto que começa achar legal a ideia de produzir, colher e comer. Muito bacana mesmo. Ah, e o sabor é outro, tá?! Completamente diferente das frutas que a gente compra.

Bom, como falei sobre curtir esse tipo de coisa de plantar, resolvemos pesquisar sobre as hortaliças que mais usamos no nosso dia a dia. Escolhemos as mais fáceis de cuidar. Nada que exija muito cuidado e atenção, porque aí já complica.

Vamos às hortaliças que escolhemos para nossa casa: 

– Manjericão – Geralmente usamos em pizzas e pratos com molhos que levam tomate.

– Hortelã – Essencial no kibe, tanto como tempero quanto com acabamento do prato, quando aquele ramo escolhido enfeita e proporciona uma apresentação de dar água na boca.

– Coentro – Fica uma delícia na sala de alface com tomate. Isso eu aprendi com minha cunhada da Bahia. Mas aqui no Sudeste sua fama é mesmo de temperar os peixes, dando-lhes sabor especial.

– Pimenta – Apesar de estar sempre associada à ardência, temos exemplares de pimenta que praticamente não ardem mas dão um sabor especial.

– Alfavaca – Praticamente exclusiva nas carnes vermelhas que são para assar no forno ou na panela de pressão, a alfavaca também tem um cheiro muito característico que logo nos faz pensar em uma refeição caseira tradicional.

– Cebolinha – Usamos muito nas saladas de maionese, nas macarronadas, nos temperos de carne vermelha e até para galinha, quando se está programando aquele ensopado.

– Salsa – A salsa está em todas, ela decora, dar sabor, da cheiro e é um verdadeiro coringa quando picadinha e levemente salpicada sobre os mais variados pratos. Seu sabor não é tão intenso mas é imprescindível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress