Entrevista com uma dentista

Entrevista com uma dentista

​Entrevista com uma dentistaDra. Erika Erthal – Dentista

Formação profissional: Me formei na Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), em Julho de 2001. Fiz especialização em Periodontia na mesma instituição entre 2003 e 2005.

Como surgiu a vocação para a Odontologia? O interesse pela Odontologia veio desde criança, inspirada na minha tia Márcia Erthal, que é Dentista, irmã da minha mãe. Ela sempre foi um exemplo de trabalho, dedicação e de amor pela profissão, além de ser um ser humano maravilhoso. Sempre tive habilidades manuais também, o que iria favorecer na profissão.

Qual a sua área de atuação? Atuo na área de Periodontia, que é o tratamento e cirurgias na gengiva.

Como escolher um bom profissional? Creio que um bom profissional é alguém que está sempre em busca de conhecimento e atualização, até porque nas ciências biomédicas sempre há novas descobertas. Mas, acima de tudo, além da competência técnica, creio em um olhar humanizado e atento para aquela pessoa que está confiando o seu bem maior, sua saúde, a você, profissional.
Então, busco saber um pouco mais sobre aquele paciente na nossa conversa inicial e, sobretudo, os detalhes que ele nos dá, o que pode ser crucial até para o fechamento de um diagnóstico e planejamento de tratamento.

Qual a dica bacana para manter os dentes saudáveis?

Eu trabalho na gengiva, área que é a porta de entrada para organismos invasores de todo o nosso corpo se não estiver saudável. Além disso, a gengiva e toda a estrutura abaixo dela são o complexo de sustentação para os dentes.

Então, se não tenho gengivas saudáveis, estou susceptível a outras infecções e também à perdas dentárias, ou seja, é a primeira coisa a se pensar antes de qualquer tratamento dentário. Para prevenção, a melhor maneira é a escovação correta dos dentes, uso do fio dental diariamente, e a visita regular ao Periodontista, pelo menos uma vez ao ano, porque, além da manutenção e detecção de algum problema inicial, orientamos sobre a melhor técnica de escovação, indicação de melhor escova para cada caso, etc.

Além disso, a alimentação saudável e um corpo hidratado traz muitos benefícios, e, é claro, evitar açúcar ao máximo.

Quem é Erika? Erika é uma mulher alegre, sincera, leal, um pouco teimosa (rs), também sensível e forte ao mesmo tempo. Não desisto, pois minha fé me põe de pé. Conto sempre com a intercessão poderosa de Nossa Mãe Santíssima, Maria, e dos Santos Anjos diante de Deus.

Você é casada, tem filhos? Sou casada com Francisco, um grande companheiro, um grande amor que a vida me trouxe, e tenho uma filha linda Mariana, de 14 anos, minha preciosidade, minha alegria e força de viver.

Nas horas vagas, o que gosta de fazer? Amo estar com minha família e amigos, gosto de conversar, rezar, viajar (amo o mar), assistir filmes, estudar, ouvir boa música… Dançar para mim é uma paixão, desde sempre, renova minha alma.

 Bate- bola:

 Não acredita: Como o ser humano pode ser maldoso.
Música que marcou: Samba do avião, muitas outras de Tom Jobim… enfim, bossa nova, MPB e rock.
Dia ou noite: Sempre fui mais da noite, mas atualmente estou preferindo o dia.
O que tira você do sério: Falsidade e mentira
Amizade sincera precisa de: lealdade.
Seu lema é: Faça o bem sem olhar a quem.
Momento atual: priorizar a saúde sempre.

Merece aplausos:

Nosso Papa Francisco.
Viagem por fazer: São tantos lugares que gostaria de conhecer… mas, em especial, Escócia e Itália.
Família: Meu porto seguro.
Esporte favorito: Adoro assistir vôlei e natação. Praticar musculação.
Ainda a assusta: a violência.
Miserável: Quem não tem compaixão, pessoas gananciosas.
Futuro: Caminhando com Deus, buscando o melhor.
Religião: Católica.
Deus: A Ele toda a honra e toda a glória. Quem é como Deus?

Então, deixe uma mensagem:

Somos todos iguais e a única certeza que temos é a de que esta passagem por aqui é breve; portanto, devemos espalhar alegria, zelo, carinho, saúde, e muitas energias positivas onde passamos, pois daqui só se leva e se deixa o amor que se planta. É isso o que eu desejo para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress