Entrevista com um Advogado em Campos

Entrevista com um advogado em Campos

Entrevista com um advogado em Campos – Dr. Matheus Alves

PERFIL:

– Qual a sua formação profissional? Sou Advogado, especializado nas áreas de Direito de Família/Sucessões, e também em Direito Civil e Direito Médico.

– Fale sobre a sua área de atuação – O Direito de Família lida diretamente com a vida e com as emoções humanas. Para muito além do âmbito jurídico, é uma área revestida de alta significação social e psicológica, já que a pluralidade de entidades familiares merece a atenção do Estado e a sensibilidade dos profissionais envolvidos, além da atualização constante.

Afinal, embora toda família tenha uma história, não há caso igual ao outro. Como diz o mestre Paulo Lins e Silva, por ser o direito dos casos concretos, “é o mais humano de todos os direitos”. Além disso, também sou professor universitário, missão que muito me honra, alegra e inspira pela troca de experiências entre o docente e os alunos. É um ofício renovador.

– Sempre gostou da advocacia ou teve influência de alguém?

Curiosamente, no início, relutei em trilhar o caminho do Direito. Mas o que Deus risca, ninguém rabisca. Ele guiou meus passos para essa trajetória, sobretudo por meio dos conselhos do meu saudoso padrinho Ademir Ferreira Martins, o ser humano que mais me inspirou e inspira até hoje.

Com a sabedoria dele e o estímulo de outros três profissionais que têm minha eterna gratidão – Ronaldi Policani, Reynaldo Tavares Pessanha e Bruno Gaspar Corrêa, cada um com sua contribuição – compreendi que esse era o meu lugar.

– Quais as vantagens e desvantagens da profissão? Toda profissão tem seus bônus e ônus. No lado positivo, é gratificante podermos servir de instrumento para a reconfiguração de famílias que estão passando por transformações e necessitando de auxílio.

Quanto a desvantagens, devo admitir que a incompreensão do senso comum e, por vezes, do próprio sistema judiciário – a exemplo da morosidade que se observa em determinadas situações – nos desanima em alguns momentos, mas não nos derruba.

– Faria a mesma escolha novamente? Sim, porque acredito que através da profissão podemos promover impactos significativos na sociedade. Sendo assim, devemos contribuir com aquilo que sabemos fazer de melhor.

– Quem é Matheus?

Um cara solar, extrovertido, leal, bem-humorado, com muita fé, que luta pelos seus ideais, gosta de uma boa festa e acredita que um dia sem rir é um dia desperdiçado. Alguém que busca praticar a generosidade e aprecia ser reconhecido pelo seu trabalho, mas que, acima de tudo, dá extremo valor à família e às amizades, que são as bases que o sustentam. Para o Matheus, a felicidade das pessoas que ama é a sua própria felicidade.

– Fale sobre sua família. Posso dizer que sou um sujeito rodeado de amor. Meus pais, Leila e Paulo, sempre me proporcionaram a educação e os meios necessários para que eu pudesse realizar meus sonhos por conta própria.

Todas as realizações positivas da minha vida têm, em alguma medida, as assinaturas de ambos. Minha noiva, Mariana, é uma das pessoas que eu mais admiro e aplaudo no mundo, pelo seu caráter, competência e dedicação a tudo que se propõe. Uma companheira ímpar, para todas as horas.

Tenho três afilhados que me demonstram o valor de se criar raízes e de ser abrigo para alguém que você ama. E, embora sem irmãos biológicos, fui presenteado por Deus com o melhor elenco de irmãos e amigos que uma pessoa pode ter, sempre dispostos a embarcar em tudo que planejo.

– O que costuma fazer nas horas vagas? Na maior parte das vezes, promover relações humanas: receber os amigos em casa, sair para jantar, bater um papo, enfim, reunir as pessoas que são importantes para mim. Mas também costumo ler bastante, maratonar séries e assistir novos filmes.

BATE-BOLA:

– Time: Flamengo
– TV ou cinema: Cada um tem seu momento
– Gratidão: Uma característica que todos deveriam ter
– Viciado em: Planejamento
– Te comove: Solidariedade
– Desnecessário: Prepotência
– Irresistível: “Churrasco na brasa, cerveja gelada”
– Sem noção: Existe muita gente assim
– Dia ou noite: Dia (e com muito sol)
– Tem medo de: Inveja
– Estilo de vida: Muito trabalho para poder ter muito lazer
– Filme para assistir: “O Poderoso Chefão”
– Te deixa sem graça: Elogio por algo que não fiz
– Admirável: Educação
– Em falta no mundo: Elegância (e isso não se refere a roupas)
– Adora quando: Um bar inteiro canta “Evidências” em coro
– Te faz rir: Chico Anysio
– Religião: Catolicismo, com a compreensão de que quando se tem fé, não há verdade absoluta
– Deus: Pai, Amigo e Mentor
– Deixe uma mensagem: Como dizia Bertold Brecht, qualquer discurso, para ser pertinente, tem que ser bem-humorado.

Então, o que acharam da Entrevista com um advogado em Campos?

Agradeço aos patrocinadores: Rad Med, Orion Seguradora, Chicre Cheme, Dra. Cláudia Oliveira, Dra. Mariana Ribeiro, Boutique de Carnes La Parilla e Dr. Leonardo Campinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress