Entrevista com o médico Edgar Manhães de Andrade

Dr. Edgar Manhães de Andrade – Médico 

– Fale sobre a sua especialidade e o que ela trata.

Médico, formado pela Faculdade de Medicina de Campos há 40 anos, com especialização exclusiva em Urgência e Emergência, com serviços prestados ao Pronto Socorro do Hospital Ferreira Machado por cerca de 25 anos, além de ter atuado na mesma área no Hospital São José, PU de Guarus e PU da Saldanha Marinho, e também em hospitais e clínicas particulares, sempre em Urgência e Emergência, inclusive como resgatista na autopista Fluminense (resgate) junto com a PRF.

– Qual a sua área de atuação?

Atuo diretamente com Urgência e Emergência; sou concursado na Prefeitura Municipal de Campos e atuo também no Hospital de Emergência em São Francisco de Itabapoana. Sou também concursado como Clínico Geral na Prefeitura de São João da Barra.

– Como tem sido a sua contribuição profissional para o momento que estamos vivendo?

Estamos vivenciando um momento atípico, onde lidamos com o desconhecido, o que torna a população em geral vulnerável e insegura, e aí a função do médico baseia-se também em orientação quanto aos cuidados bem como as consequências dessa pandemia junto a cada paciente.

– Fale sobre o seu novo formato de atendimento por conta do Coronavirus.

A clínica baseia-se em ouvir o paciente e tocá-lo diretamente; com essa pandemia não perdemos o contato com o paciente, porém devemos fazê-lo com os devidos cuidados, como determina o protocolo.

– Faça um breve resumo sobre a situação que estamos vivendo.

Apesar de exercer atividade de Urgência e Emergência, atuo também em consultórios onde pacientes nos procuram com queixas diversas, consequentes, muitas vezes, do isolamento social, o que pode acarretar doenças psicossomáticas; cabe então ao médico distinguir o orientar o paciente da forma mais clara possível.

– Para você, o pior já passou?

A meu ver, sim, visto que novos protocolos surgiram e, aqui em Campos, especificamente, todos os profissionais ligados à linha de frente estão hoje altamente capacitados no combate a COVID 19. 

– Qual a mensagem de otimismo que você gostaria de deixar para os nossos leitores?

A ciência e a fé em Deus estão intimamente ligados; basta que acreditemos. O controle da pandemia depende do exercício de cada um de nós, com os cuidados normais de higiene venceremos essa guerra e a vacina já chegou em nossa porta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Homenagem ao Dia das Mães

Homenagem ao Dia das Mães – Folha Estilo especial Todos os anos eu seleciono algumas mães que são destaques em nossa sociedade, para elas representarem

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress