Entrevista com a médica nutróloga Bruna Venâncio

​Dra. Bruna Venâncio – Médica Nutróloga

Entrevista:

– Qual a sua formação e/ou especialidade médica? Sou médica há 9 anos, formada pela Faculdade de Medicina de Campos. Me especializei em Nutrologia Clínica e Esportiva, atuando também em Medicina ortomolecular e medicina estética aplicada dentro da minha área de atuação.

– Como médica nutróloga, quais a principais orientações neste momento de quarentena? Oriento sempre sobre a importância de manter uma alimentação rica em nutrientes, diversificada, com legumes, verduras, frutas, grãos integrais e uma alta ingesta de água, de modo a fortalecer a imunidade, garantir uma nutrição celular eficaz e evitar o sobrepeso tão comum neste período, especialmente devido à ansiedade que aumenta bastante e faz com que as pessoas acabem optando por alimentos açucarados e calóricos. Sempre lembro também da necessidade de manter as atividades físicas, mesmo que seja no domicílio, de forma adaptada.

– Diante da situação de isolamento e/ou distanciamento social, quais os riscos nutricionais a que estão sujeitas as pessoas? Dentro desse contexto, é comum que as pessoas se sintam mais ansiosas ou depressivas, gerando uma diminuição da saúde mental, o que por si só já libera hormônios e substâncias que alteram nosso metabolismo.

Além disso, há a tendência de haver uma “compensação”, buscando alimentos calóricos, carboidratos simples, diminuição da ingesta de água e, além de tudo, a parada da prática de atividades físicas, sendo esse “ combo” extremamente maléfico à nossa saúde.

– Fale um pouco sobre a importância de uma alimentação inteligente e saudável para o fortalecimento da imunidade.
 Os nutrientes ingeridos através de uma alimentação variada, saudável, de acordo com o que cada pessoa necessita (e em caso de indivíduos portadores de doenças crônicas, também visando a compensação dessas doenças), causa um sistema de homeostase, ou seja, equilíbrio orgânico, já que cada vitamina e mineral tem uma função específica.

Isso faz com que nossas células estejam nutridas corretamente, culminando no fortalecimento do nosso sistema imune.

– Como está sendo a sua rotina de trabalho? Atuo no hospital, e nos outros dias voltei ao meu consultório, onde atendo dentro da minha especialidade. Estou sempre atenta a todos os protocolos de segurança, me cuidando e cuidando dos meus pacientes neste momento e buscando, em cada local. dar o meu melhor para eles.

– Os seus pacientes estão sendo obedientes? Olha, mesmo durante a quarentena estou tendo Feed Back INCRÍVEIS dos meus pacientes maravilhosos! Alguns ficaram um pouco ansiosos e saíram da linha, o que é normal.

Estamos num momento difícil para todos. Mandam mensagem às vezes antes de marcar a próxima consulta, mas sempre apoio, motivo e digo “ bola pra frente, agora vamos conseguir juntos!”. Sempre tenho esse vínculo com eles, e procuro colocá-los sempre para cima.

Esse é o momento de darmos as mãos e provar que podemos sim superar tudo isso e voltar a cuidar de nós mesmos, fortalecer nossa imunidade, nossa saúde, melhorar nossa vida e até a nossa beleza, pois faz bem ter uma boa auto estima e saúde mental.

– O que você acha mais difícil de reverter neste momento? Acredito que o mais difícil de reverter está sendo o medo que a maioria das pessoas sente de tudo que está acontecendo à nossa volta. Esse medo é inerente ao ser humano.

Medo do desconhecido, ansiedade, o desejo de que tudo volte ao normal logo. Mas tendo fé em Deus e perseverança e, claro, fazendo a nossa parte e cuidando da nossa saúde mental, vamos sair mais fortes de tudo isso.

– Quais os procedimento adotados para preservar os pacientes, a equipe e os profissionais médicos em consultas?
Existe todo um protocolo de segurança e higiene durante a pandemia. No meu consultório cada paciente ao chegar é orientado a lavar as mãos com sabonete líquido, secar com papel toalha, e após, álcool 70.

Ele já entra usando máscara. Estamos marcando em menor demanda para evitar qualquer aglomeração. E pacientes sintomáticos são remarcados para posteriormente. Eu atendo totalmente paramentada, com proteção em face, luvas, máscara n95, proteção em sapatos e cabelos.

E antes faço hora de higiene de lavagem de mãos e álcool 70. Assepsia de cadeiras e aparelhos que utilizo para examinar pacientes. Ou seja, máximo cuidado e carinho para cada paciente .

– Sempre finalizo pedindo ao meu entrevistado que deixe palavras de otimismo para os meus leitores. O que você tem a dizer sobre tudo que está acontecendo? Acredito realmente que TUDO na vida tem um propósito de Deus para acontecer, mesmo os momentos mais difíceis.

Esse é um tempo de refletirmos muita coisa, como por exemplo o valor da família, que muitas vezes não está mais perto de nós como gostaríamos devido ao isolamento, o valor da solidariedade, que está se mostrando ainda mais necessária, o valor até de um simples mais tão valioso abraço, hoje muitas vezes proibido. São valores que muitas vezes estavam sendo esquecidos.

Creio que sairemos mais fortes e mais humanos de tudo isso. Vamos ter fé e nos fortalecer nessa certeza, e buscar evoluir nesse momento. Eu digo que estou evoluindo não só como pessoa, mas como médica também, devido a tudo que vivi e estou vivendo durante tudo isso. Mas pedi forças ao Senhor e Ele me deu. Sairemos vitoriosos!! Vai passar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Homenagem ao Dia das Mães

Homenagem ao Dia das Mães – Folha Estilo especial Todos os anos eu seleciono algumas mães que são destaques em nossa sociedade, para elas representarem

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress