Entrevista com a farmacêutica Lara Smiderle

​​Dra. Lara, estamos todos muito apreensivos com essa situação por conta da propagação do coronavírus.

Nesta entrevista gostaríamos de algumas informações e dicas para o cuidado com a nossa saúde.

Entrevista:

– O que você, como farmacêutica, sugere que façamos para evitar o contágio?
R: Em primeiro lugar o mais importante é que todos que possam fiquem em casa. Higiene, limpeza das superfícies e objetos, atividade física (em casa), ter uma boa noite de sono, hidratação e alimentação saudável são medidas fundamentais.

Se precisar sair, manter o distanciamento e seguir as medidas de prevenção da transmissão, como o uso da máscara e álcool gel. Estar com o organismo fortalecido através do uso de antioxidantes e substâncias para melhorar o sistema imunológico também é uma boa dica.

Se houver alguém em casa com sintomas respiratórios, recomenda-se ficar afastado e, se precisar ficar no mesmo cômodo ou ainda cuidar dela, usar máscara redobrando os cuidados junto às pessoas de grupo de risco.

– O que as farmácias que levam o nome Verde Folha estão fazendo para atender melhor os seus clientes?
R: Investimos em nosso atendimento através de WhatsApp, Facebook e Instagram, para que a encomenda das fórmulas possa acontecer digitalmente, e aumentamos o número de colaboradores envolvidos no atendimento.

Nas encomendas por telefone, dispomos agora de mais números. Atendemos prescrições online realizadas através do conselho profissional, portanto medicamentos de controle especial podem ser solicitados sem necessidade de deslocamento até uma das lojas.

Além disso, criamos um setor específico para gerir as entregas em domicílio e aumentamos a quantidade de entregas realizadas, com cuidados para prevenção do contágio nesses processos.

Na permanente busca para minimização de riscos durante o atendimento presencial, estamos estudando a possibilidade de utilização da ferramenta de fila digital.

– E quanto aos funcionários que ficam em contato direto com os clientes, como estão os cuidados?
R: Realizamos treinamentos constantes com os colaboradores do laboratório, atendimento, serviços internos em geral e externos para limpeza e sanitização do ambiente, uso de EPIs (máscara e protetor facial) e higienização das mãos.

As filas são organizadas mantendo a distância mínima necessária. Há restrição para o número de clientes na loja, sempre com álcool gel disponível e uma barreira física, assegurando a distância entre atendente e cliente. Os cuidados também se estendem para as entregas em domicílio, garantindo a prevenção do contágio.  

– De que forma uma farmácia de manipulação pode contribuir para a população nesse momento?
R: A farmácia de manipulação produz medicamentos personalizados, atendendo à necessidade específica de cada cliente.

Além das substâncias com ação antioxidante, antiviral e que melhorem o sistema imunológico, cada um pode ter uma necessidade diferente nessa pandemia, que pode afetar cada organismo de uma forma diferente.

Podemos manipular fórmulas para diminuir ansiedade, compulsão alimentar e insônia, por exemplo, que podem afetar grande parte da população nesse momento.

Ainda, comercializamos álcool gel para higienização das mãos e hidratante para preservar a barreira de proteção da pele que pode sofrer com ressecamento devido à lavagem excessiva das mãos ou uso de produtos desinfetantes. Além disso, seguimos manipulando as medicações de tratamento crônico das pessoas, que deve ser mantido sem interrupções.

– Eu sempre finalizo pedindo ao profissional da área de saúde que escreva algo animador para os meus leitores. O que você tem a dizer sobre tudo isso que está acontecendo?
R: É tempo de exercitarmos a nossa fé e a paciência, respeitarmos a ciência, ajudarmos quem mais precisa, cuidarmos mais da nossa mente e da nossa saúde. Não se cobrem tanto nesse momento!

A tecnologia pode nos ajudar a estar mais perto de quem amamos e de quem está só. A solidariedade e o amor praticados farão com que sejamos melhores quando tudo isso passar.

Designer: Eliabe de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress