Entrevista com a Bióloga e Empresária Rametla Sardinha

​Rametla Gomes Pereira Sardinha – Bióloga e Empresária

Qual a sua formação profissional? Sou bióloga e pós-graduada

Qual a sua especialidade? Sou especialista em análises clínicas e testagem, a exemplo dos testes para a covid-19.

Área de atuação:

Fale sobre sua área de atuação porque escolheu essa área? Bom, eu escolhi trabalhar como bióloga em análises clínicas porque é uma área que atua dentro dos hospitais, sendo braço direito dos médicos, associando os exames laboratoriais com caso clínico dos pacientes.

Somente após a equipe técnica realizar todos os exames é que a equipe médica, juntamente com técnicos de enfermagem e enfermeiros, podem dar o diagnóstico, medicar, acompanhar, ver aquele paciente obter respostas positivas da doença e aguardar o grande momento da alta hospitalar.

Eu queria um dia estar envolvida direta ou indiretamente nessa história de dor, de cuidados prestados por uma equipe hospitalar, e em seguida presenciar o dia da grande vitória: ver aquele paciente ir para sua casa, cheio de gratidão.

Sobre a atuação empresarial:

O meu ramo empresarial surgiu quando, depois de 18 anos ajudando todos os hospitais de Campos dos Goytacazes prestando meus serviços como funcionária, dando treinamentos a estagiários, a pessoas que estavam começando no ramo,  eu montei uma empresa (RGP apoio a Hospitais e Laboratórios) na qual eu presto serviços: seja ajudando a montar uma equipe de coletores, fazendo treinamento com pessoas de acesso difícil, crianças, idosos…

Prestamos serviços com coleta domiciliar, em empresas, criação de vídeos sobre orientação de exames, prestamos serviços com os testes para covid-19 (PCR, sorológico e testes rápidos), e vendas de materiais hospitalares e laboratoriais.

Mudança no atendimento:

Em que mudou o formato de atendimento? Com a covid-19 teve uma mudança no formato de atendimento para melhor no sentido da importância dos EPIS, da valorização da lavagem das mãos, do uso das luvas, jalecos, máscaras, propé…

Grandes doenças são adquiridas através das mãos sujas, mal lavadas, sendo colocadas na boca, e hoje todos nós temos essa consciência e quando tudo isso acabar muitas outras doenças que circulavam nos hospitais também não vão mais ser vistas com tanta frequência.

Cuidados com a Covid:

Qual a sua recomendação de cuidados sobre o que estamos passando? Com essa pandemia eu presenciei muitas histórias de sofrimento.​ Vi meus amigos aflitos por terem que ​lidar ​diretamente com a covid.

​C​omo bióloga, como profissional especialista com as testagem da covid-19, ​pude ​orientar aos que testaram positivo e que tem pessoas com deficiências respiratórias em casa, com tratamento de câncer, de HIV, com idosos de 80, 90 anos, com transplantados, com gestantes…

Com a covid-19 pude, da maneira mais delicada, com uma linguagem simples explicativa, orientar; e refletir com pesar sobre aquele paciente que não tem a quem perguntar, com quem conversar.

Com a covid-19 vi muitas pessoas dizerem que não tinham onde se isolar da família e desesperadamente não saberem o que fazer.

Com a covid-19 vi pai e mãe passarem 15, 20 ou 30 dias sem poder beijar, abraçar, dar carinho, com medo de transmitir o vírus para o seu tão amado filho e sofrer além da dor física a dor da alma.

Com a covid-19 vi meu pai dizer que estava sem comer há dias e então pouco tempo o vi magro, muito muito magro, testando  positivo para o covid também.

Com covid-19 vi carros do bombeiro homenagear um excelente amigo de trabalho se curar e ele responder fazendo flexões na saída do hospital; foi lindo, mas vi também, meus amigos de trabalho se reunirem em frente a um dos hospitais em que eu também trabalho para ver um companheiro passar sem vida.

É por essas e muitas outras histórias que eu, Rametla, Bióloga, faço vídeos de orientação de exames laboratoriais e saúde no canal do YouTube.

Às pessoas que me ligam pedindo orientação, recomendo: se puder fique em casa, preserve sua vida; e se tiver testado positivo para a covid, faça o seu isolamento social perfeitamente (15 dias) pensando em você e na vida do próximo.

Mensagem de otimismo:

Deixe uma mensagem de otimismo para os nossos leitores: Sabemos que está sendo o ano mais difícil da nossa história; tiramos lições e estamos percebendo o que de fato Deus quer de nós no sentido de valorizarmos as coisas importantes da vida.

Deus está nos dando uma oportunidade de sermos pessoas melhores; é para isso que estamos sendo escolhidos, sobreviventes dessa terrível doença, desse terrível vírus. A palavra de hoje é gratidão: obrigado Pai, pela oportunidade de sermos, após tudo isso, seres humanos melhores. Boa semana a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Homenagem ao Dia das Mães

Homenagem ao Dia das Mães – Folha Estilo especial Todos os anos eu seleciono algumas mães que são destaques em nossa sociedade, para elas representarem

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress