Dicas para cuidar do seu gatinho

O Veterinário André Gimenes, responsável pelo Hospital Veterinário Medical Pet, me concedeu esta entrevista com dicas para cuidar do seu gatinho, e é dedicada a pessoas que, assim como eu, estão com esse bichinho super fofo em casa.

Você vai ver que é muito fácil e que eles, os gatinhos, são bichinhos que nos encantam e nos deixam apaixonados. Não dá para resistir às suas carinhas e bocas. Uma delícia. Veja como é fácil.

Entrevista:

​- Ganhei um gatinho e não sei nada sobre cuidados, alimentação, vacinas e remédios…o que devo fazer?
Primeiramente deve procurar um médico veterinário para que você possa receber todas as informações necessárias para que seu novo gatinho possa ter uma vida saudável.

– O que é preciso mudar na casa com a chegada do novo bichinho?
Um novo bichinho, principalmente filhotes, são como crianças: não tem um bom discernimento sobre o que pode ser perigoso ou não. Então uma das primeiras coisas a serem feitas em casa é observar qualquer coisa que possa se tornar um perigo para o novo morador, como por exemplo, ralos, janelas, escadas…

– A minha gatinha está prenhe, como devo proceder? Como deve ser a alimentação e os cuidados com ela no período de gestação?
A gestação é uma mudança importante no corpo da gatinha, sendo necessário cuidados durante esse período, principalmente na questão alimentar.

Durante esse período a mamãe necessita de um aporte maior de energia, sendo então indicado o uso de uma alimentação de melhor qualidade, ou mudança para ração de filhotes.

Já no final da gestação é importante oferecer pra mamãe um lugar seguro, quentinho e tranquilo para que ela possa ter os seus bebês. Lembrando que durante esse momento ela deve ser supervisionada para evitar qualquer incidente.

– Os filhotinhos nasceram. E agora? Eles mamam até quando?
Um dos primeiros reflexos de todo mamífero quando nasce, é o reflexo de sucção. Então nesse momento podemos ajudar o bebê chegar na mama e assim poder se alimentar. É muito importante os filhotes mamarem com um intervalo de no máximo 3 horas nos primeiros dias.

Os bebês recém-nascidos também não conseguem regular a própria temperatura, dessa forma eles dependem da mãe e do ambiente para se manterem quentinhos.
Os filhotinhos mamam até por volta de quatro semanas, quando começam a nascer os primeiros dentes.

– Depois que eles deixarem de mamar na mãe o que eles vão comer?
Com o nascer dos dentes, os filhotes já podem trocar sua alimentação e passar a ingerir comida sólida. A melhor alimentação é a ração para felinos filhotes, pois ela é balanceada contendo todas fontes de energia e vitaminas necessárias para um crescimento saudável.

– E quanto às vacinas e cuidados com os filhotes e com a mamãe?
Existem muitas doenças, inclusive doenças que não tem cura, que podemos evitar vacinando o nosso gatinho, então essa é uma questão muito importante para saúde do seu animalzinho.

Para os filhotes se faz necessário duas doses de vacina múltipla(v4 ou v5). Primeira dose entre 50 e 60 dias de vida, e segunda dose após 30 dias e uma dose da vacina anti-rábica. Após, o reforço em dose única passa a ser anual.

– O que jamais devemos dar para os gatos comerem?
Não devemos oferecer alimentos crus, leite, ossos, espinhas, chocolate, álcool, uvas passas, cebola, alho nem ração de cão.

– É verdade que eles gostam de brinquedinhos? O que devemos comprar para eles brincarem?
Gatos são bichinhos muito ativos, daí a necessidade de um enriquecimento ambiental, com brinquedos, tocas e prateleiras para subirem.

Hoje existe no mercado uma variedade de brinquedos voltados para felinos, desde brinquedos para brincarem sozinhos, brinquedos para interagir com outro gatinho ou brinquedos para usarem com seus tutores.

– Como eles reconhecem os donos?
Gatos reconhecem seus donos pela voz e pelo odor. Gatos veem seu dono como um gigante gato amigável, dai quando ele reconhece seu tutor, ele faz toda uma expressão corporal como faria com outro gato.

– Quando e de quanto em quanto tempo eles devem ser escovados?
Depende do tamanho do pelo do seu gato, gatos de pelos curtos, devem ser escovados 1 vez ao mês, gatos de pelo médio, devem ser escovados 2 vezes na semana, e gatos de pelo longo, devem ser escovados dia sim dia não. Também é importante se atentar qual escova usar, porque para cada tipo de pelo é indicado uma escova diferente.

– Fale um pouco sobre a castração. É mesmo recomendado, deve ser feita apenas em fêmeas…?
A castração é um ato de amor aos animais, é muito importante para o controle populacional, além de prevenir doenças muito perigosas para a vida do seu animalzinho.

Não são apenas as fêmeas que devem ser castradas, os machos também. Nos machos é um procedimento mais simples e com uma recuperação mais rápida se comparada com as fêmeas.

– Qual a dica você daria para quem tem medo de gatos?
Primeiramente abrir o coração, infelizmente os gatos são animais que sofrem muito preconceito por uma parte da sociedade. Gatos são animaizinhos, em sua grande maioria, desconfiados, então a aproximação deverá ser cuidadosa de ambas as partes. Com certeza os felinos são animais fantásticos, que quando você tem o prazer de conviver com um, não quer viver mais sem.

Dr. André Gimenes é o veterinário da minha gatinha Aurora Maria 🙂

Fotos: Fernando Cerqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress