
No post de hoje vou falar sobre as minhas gatinhas que foram castradas. Vamos lá?
Os gatos são animais de estimação espetaculares. Lá em casa temos duas gatas (Aurora Maria a mãe e Preta Maria, a filha). Tem um gato também mas é outra história.
Neste ano que passou (graças a Deus rs) tomei a decisão de castrar ambas; foi uma decisão pensada, tomada com apoio de um médico veterinário e afetou (como já sabíamos) positivamente a saúde e a vida das duas.
Sobre a alimentação:
O principal, e o que eu quero falar um pouco, é sobre a alimentação, que muda após o procedimento e merece bastante atenção.
Quem convive com gatos já sabe: eles são animais exigentes e necessitam de uma série de cuidados especiais. Isso ainda pode aumentar depois da castração do felino, fator muito importante.
Depois de castradas elas tem uma desaceleração do metabolismo, tornando o animal mais quieto e caseiro, fazendo necessário diminuir o valor energético que o felino irá consumir. E isso se resolve comprando a ração indicada para gatos castrados.
Há até mesmo algumas marcas que disponibilizam no mercado rações próprias para o caso. É só informar a idade e peso que vão te orientar quanto a melhor opção de ração.
Atividade para eles:
Como tutores, podemos e devemos estimular atividades nos animais, especialmente com brinquedos interativos, que imitam presas, como ratinhos artificiais e penas. Aqui em em casa compramos vários brinquedinhos e eles amaram.
Com a alimentação correta e uma vida mais ativa as chances de desenvolver sobrepeso são reduzidas. Isso é ótimo. Porque nada a ver um gato obeso e propenso a ter vários problemas de saúde.
Gatos como animais de estimação é muito bom; é um caminho sem volta, podem acreditar. Eu dizia que jamais teria um gato e hoje tenho três. Paguei a língua, rsrsrs.
Por último, e não menos importante, lembrar que só o médico veterinário pode orientar, operar e prescrever; seu gatinho agradece.



Detalhe para as fotos do post. São nossas gatinhas lindas. Pode falar que você também achou 🙂