Seja uma visita agradável

​A campainha tocou: tem hóspede aí!

Primavera chegou trazendo um pouco mais de sol e uma profusão de feriados prolongados. É tempo de colocar o pé na estrada e quando existe um amigo com aquela casa de praia, não dá pra resistir.

Mas muita calma nessa hora. Não seja aquele pedichão nem mesmo aquele hóspede que se comporta tão mal a ponto de perder futuras oportunidades. Não sabe como fazer? Siga as dicas que ficará fácil.

NUNCA CHEGUE SEM AVISAR
Não faça isso na casa dos tios nem do melhor amigo se não quer ser aquela super surpresa indesejada. Evite também ser o pedichão a menos que tenha um grau de amizade suficiente para isso e carta aberta (o anfitrião já se colocou à disposição para te receber).

Mesmo assim, ligue para saber se ele poderá te receber e avise os dias em que pretende chegar e partir. Não deixe de avisar também se estará acompanhado. Pet, não! Por mais fofo que seja seu cachorro, se o dono da casa não for amante dos animais, não leve o seu sem autorização.


NÃO CHEGUE DE MÃOS VAZIAS
Há escritores de etiqueta que sugerem um comportamento tão exigente para hóspedes que seria mais lucrativo ficar num hotel. Porém, traga pelo menos uns bombons para as crianças ou qualquer especialidade da sua terra, que não se encontra para onde vai.

Também vale se despedir com algo que notou que faz falta para aquela casa, como uma nova misteira ou um jogo de taças.

FAÇA AGRADOS Volte um dia com delicinhas da padaria ou leve a família que te hospeda a uma pizzaria. É uma forma de agradecer pela gentileza de te hospedar.

SIGA AS REGRAS DA CASA
Se recebeu cópia das chaves, que delícia, mas não se esqueça de devolvê-las na saída. Isto indica que está liberado para fazer seu próprio horário. Caso contrário, procure se certificar da agenda dos anfitriões e tente se adaptar.

O bom é avisar o que pretende fazer antes de chegar e ver se não irá ser um problema. Mesmo com tudo ok, não chegue de madrugada fazendo barulho nem mesmo tome banhos quentes demorados ou durma até dez horas com o ar ligado. Meio-dia? Nem pensar!

É PROIBIDO
Hóspede não recebe visitas, ok? Quer rever amigos? Marque encontro num café ou restaurante.

LEVE TUDO O QUE PRECISA
É muito chato aquele hóspede que pede tudo emprestado. Não leva pente, chinelo de dedo etc. Leve seu kit de higiene pessoal, maquiagem etc. Porém, é elegante que o dono da casa dispense suas visitas de itens volumosos, como toalha de banho, travesseiro e roupa de cama.

A não ser em praia no verão, quando as casas estão sempre cheias e não se trata da residência de moradia.

DEIXE A PORTA ABERTA PARA RETORNAR
As regras existem para que a convivência social seja prazerosa para todos e que haja a vontade de haver muitos reencontros. Quando for possível, retribua a generosidade e hospede você também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com um advogado em Campos

Entrevista com um advogado em Campos – Dr. Carlos Fernando Monteiro Perfil: – Qual a sua formação profissional? Direito – Resuma sua trajetória. Então, iniciei

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress