Qual a idade ideal para se iniciar na musculação?

Nos anos 50, na antiga URSS, médicos e estudiosos observaram que as crianças que trabalhavam nas minas de carvão apresentavam pequena estatura. Esse fato, após estudos, foi relacionado ao fato de aquelas crianças trabalharem carregando peso em excesso. Tempos depois, outros estudos concluíram que não se tratava do excesso de carga, mas sim pela carência de vitamina D. Uma vez que esta só é sintetizada através dos raios solares.
Esse tem sido um assunto polêmico que acaba de ser resolvido; um estudo feito por especialistas do INSTITUTE OF TRAINING SCIENCE AND SPORTS INFORMATICS, em Colônia, na Alemanha, analisou dezenas de estudos feitos nas últimas décadas com crianças e adolescentes, do sexo feminino e masculino dos 6 aos 18 anos, concluindo que a musculação traz benefícios indubitavelmente.

Segundo a pesquisa alemã, publicada na revista “Pediatrics”, jovens de qualquer idade que fizeram treino de resistência pelo menos duas vezes por semana, durante um mês ou mais, tiveram maior ganho de força que aqueles que se exercitavam apenas uma vez por semana ou por períodos mais curtos. O resultado contraria a afirmação de que crianças e adolescentes devem evitar a musculação porque esse exercício resultaria em baixa estatura e danos físicos, devido, por exemplo, à falta de testosterona, o hormônio que estimula o aumento de massa muscular em adultos.

A Academia Americana de Pediatria, o Colégio Americano de Medicina Esportiva e a Sociedade Canadense de Medicina Esportiva têm reforçado que tanto crianças quanto adolescentes se beneficiam da prática de musculação, desde que se respeitem as diferenças individuais, a maturidade física e psicológica e o nível de experiência.

Conclusão:
Crianças, adolescentes, ou adultos de qualquer sexo podem beneficiar-se praticando todo e qualquer treinamento com objetivo de melhorar a performance ou simplesmente a qualidade de vida. O treinamento deve sempre ser prescrito por profissionais especializados, para que o mesmo seja sempre benéfico aos clientes ou alunos, respeitando sua individualidade biológica, condição física, objetivos e, acima de tudo, com muito bom senso.

Benefícios comprovados da vitamina D

Fortalece os ossos: A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. Um exemplo da importância da combinação dessas duas substâncias é que sempre que a recomendação de suplementação de cálcio é recomendada ela é feita juntamente com a vitamina D para atuar na absorção do mineral.

​Fotos: Divulgação Internet
Matéria com o Personal Trainer Jefferson Menezes (22) 99978-0234

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress