PIX: o que é e como ele funciona

​No post de hoje você vai saber o que é e como funciona o “famoso” PIX.

O PIX é um serviço de transferências e de pagamentos instantâneo instituído pelo Banco Central do Brasil, gratuito para pessoas físicas, inclusive para empreendedores individuais.

Sobre o cadastro:

O seu próprio banco vai disponibilizar para você um cadastro PIX com o qual você vai utilizar o sistema. Você também pode escolher uma outra instituição ou empresa para com ela fazer seu cadastro PIX. Há um ambiente de liberdade de escolha, de contratação e decisão de uso.

Exemplificando:

O PIX, para tentar exemplificar, é como um WhatsApp de dinheiro. Você tem dinheiro na conta e pode, com o aplicativo PIX, transferir dinheiro para outra pessoa ou fazer um pagamento de conta, de compra pela internet… ou seja, o dinheiro em mão vai cada vez mais sendo desnecessário e o smartphone cada vez mais integrado à nossa rotina.

Por enquanto ainda não está em funcionamento, mas está aceitando os cadastramentos. Eu mesmo, por exemplo, já fiz o meu pelo banco no qual tenho conta, mas poderia escolher uma dessas empresas novas para nela cadastrar-me para uso do PIX.

Como vai funcionar?

O serviço estará disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

É o fim também dos DOC e dos TED bancários.

O tempo para o dinheiro chegar ao destinatário está previsto para, no máximo, 10 segundos. Realmente isto é importante. Imagina você em uma corrida de táxi, efetuar o pagamento pelo PIX e o motorista ficar esperando o dinheiro entrar na conta?

Com o PIX o dinheiro chega na conta do motorista do nosso exemplo em menos de 10 segundos. Veja bem, chega na conta corrente dele, e ele já pode usar na mesma ora para o que bem entender.

Quando entra em vigor:

Países como Estados Unidos e Canadá, bem como blocos como União Européia já usam sistemas próprios para pagamentos e transferências instantâneas. Nossa vez chegará a partir de 15 de novembro agora.

É a tecnologia rompendo os limites do sistema financeiro, especialmente na comunicação “de bolso para bolso”. A modernidade nos chama…

E então viu como é simples? Me diga o que achou 🙂

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Homenagem ao Dia das Mães

Homenagem ao Dia das Mães – Folha Estilo especial Todos os anos eu seleciono algumas mães que são destaques em nossa sociedade, para elas representarem

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress