Curiosidades

Os gestos com as mãos e seus significados

​Eu tenho a maior preocupação e cuidado com os famosos “gestos com as mãos”. Isso mesmo. Hoje vemos pessoas jovens e outras nem tanto fazendo gestos para um colega ou para as fotos sem ao menos saber o significado de cada um deles. 
Fazer só porque viu e achou bonitinho o colega fazendo não é uma atitude inteligente, concordam?
É claro que existem muitos gestos utilizados por vários lugares no mundo e aqui neste post não daria para colocar todos, porque ficaria muito extenso. Então selecionei os mais usados em nosso País com os seus respectivos significados.
Vamos ao primeiro:

1- Ok

Na maioria dos países este gesto significa que está tudo certo. No Brasil e na Venezuela faz referência a uma expressão de baixo calão, algo equivalente a mostrar o dedo médio, e em países como Turquia e Rússia é considerado um gesto vulgar e não costuma ser usado.

Polegar para cima

Na América Latina e outros países ocidentais este gesto significa que concorda ou que está tudo bem.

3- Hang loose

Originário do Havaí, o hang loose surgiu quando Hamama Kalili, um trabalhador, perdeu os dedos do meio da mão direita em um moinho de açúcar e acabou se tornando manobrista de trem. Logo as crianças começaram a imitar a mão sem dedos de Kalili e o gesto emplacou. Aqui no Brasil virou uma febre significando “tô nem aí” ou “partiu”.

4- Chifrinho

Apesar de ser chamado de “chifre” e de fazer muito sucesso entre os roqueiros como demoníaco, no Brasil o chifrinho direcionado a alguém tem o intuito de ofender e dizer que a pessoa está sendo traída.

5- V de vitória

Acredita-se que o sinal possa ter surgido durante a Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra: arqueiros ingleses capturados tinham os dedos decepados para não poder mais atirar. Por isso, no campo de batalha, aqueles que ainda estavam intactos começaram a provocar os soldados franceses mostrando o sinal de “V” com os dedos.

6- Cruzar os dedos

Esse gesto é muito comum nos países ocidentais e nós o fazemos para atrair sorte. Quem nunca viu alguém dizer que está torcendo para que tudo dê certo e com isso cruzar os dedos? Eu já fiz muitas vezes, rsrs.

Há ainda as situações específicas, quando o gestual surge ante a impossibilidade de comunicação verbal, como na movimentação de aeronaves em pouso ou em decolagem, principalmente helicópteros, e até mesmo os ilegais, como sinalizar para o parceiro no jogo de cartas ou avisar aos veículos em sentido contrário a presença de policiamento nas pistas.
Desde o início dos tempos os gestos fazem parte da nossa história; encerro lembrando que foi com um beijo que o apóstolo entregou nosso Cristo aos Romanos.

Você também não sabia o significado de alguns gestos? Me conte 🙂

Beijinhos, meus queridos, e até mais!

Vania Carvalho

Escrito por Vania Carvalho

Campista, caçula de uma família de 9 filhos, casada há 23 anos com o advogado Ralph Pessanha e mãe de Bianca e Bruno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *