Bom, para os que me acompanham nas redes sociais e que me pediram para falar sobre como foi o meu final de semana, segue o roteiro da minha viagem para Sossego do Imbé, local situado no distrito de Santa Maria Madalena, perto daqui de Campos.
Fomos convidados pelo casal de amigos Hélia e Vicente Tavares para uma aventura super bacana na virada do ano. Recebem como poucos. Passamos a noite de ano novo e alguns dias depois nesse lugar simplesmente encantador chamado Sossego do Imbé, que fica na nossa região serrana.
Já fomos algumas vezes e confesso que fico esperando pela próxima; fica sempre aquela vontade de voltar. O local é de muita beleza e de muita paz. Ideal para o descanso. Mas se quiser se aventurar é só participar das trilhas. Só tem que ter atenção para estar com quem conhece o local.
Suas cachoeiras:
O Sossego do Imbé se tornou bastante conhecido pela tranquilidade e pelas cachoeiras Tombo d’Água, Maracanã e Babilônia, mas são inúmeras.
As visitas à região devem estar cercadas de cautela, porque é um ecossistema delicado, alvo de duras regras de proteção ambiental, o que nos coloca em condição de responsáveis por nossa presença e nos obriga a deixar intacto o meio ambiente.
O uso de fogo é proibido, portanto, nada de churrasco; aliás, o certo é ter consigo o indispensável e, ao final, recolher todo e qualquer vestígio de nossa presença.
Como chegar:
Saindo de Campos pela BR-101 em direção ao Rio de Janeiro, no km 108 entre à direita, na estrada de terra RJ-180 até encontrar a RJ-190, seguindo até o Sossego do Imbé. São aproximadamente 28 km após deixar a 101.
Atenção:
Nos períodos chuvosos a trafegabilidade é muito comprometida, oferecendo risco mesmo para veículos com tração 4×4. A verdade é que a primeira vez deve ser com alguém que conheça a estrada.
Lá chegando, contemplação, respeito e gratidão.
Crédito de todas as fotos para: blogdavania.com