Entrevista da semana na Folha Estilo

Neide Martini –   Instrutora e Coordenadora de Gastronomia  

Perfil:

– Qual a sua formação profissional? Curso Superior em Contabilidade na Cândido Mendes, Pós Graduação em Nutrição Aplicada à Gastronomia, na Faculdade Unyleya.

– Faça um resumo sobre a sua trajetória profissional.  Embora formada em Contabilidade, ao casar, me dediquei à  vida na fazenda, em Araruama. Ao voltar para Campos, atuamos, por mais de 30 anos, no ramo de comércio.

Em 2008, a convite de uma amiga, me inscrevi para um Concurso de Receitas em São João da Barra, em que a receita deveria ser “de família”, depois de várias etapas, conquistei o 1º lugar com a famosa “Salada Geme-Geme” da Família Glória.

O prêmio foi uma bolsa no curso de Gastronomia no SENAC, o qual fiz e me apaixonei definitivamente. Passei a fazer assessorias de restaurantes, gerência de delicatessen, comecei a ministrar aulas, palestras, workhops e, hoje, atuo, também, como Coordenadora na Área de Gastronomia.

Além disso, há mais de 10 anos, dou dicas de culinária na TV (atualmente no Elas Gastrô, com Lu Leoback) e já tive uma coluna dedicada ao assunto em uma revista online. Em constante busca de aprendizado e atualização.

– Sempre gostou da gastronomia ou teve influencia de alguém? Comecei a aprender culinária ainda nova, com 20 anos, noiva, me preparando para casar e ir morar na fazenda.

Lá preparava queijos artesanais para vender. Tive boas influências com as receitas das famílias italianas Glória e Martini Siqueira, e me apaixonei pelo Universo Gastronômico!

– Quais as vantagens e desvantagens da profissão? Trabalhar com o que ama, criar novas receitas, satisfazer os comensais; porém é uma profissão cansativa, pois exige esforços físicos, mudanças bruscas de temperatura, atenção aos mínimos detalhes, cuidados ao manusear utensílios e equipamentos e lidar com a arrogância de alguns.

– Quem é Neide? Sorriso no rosto e coragem para sempre tocar em frente, amiga, parceira, responsável, determinada,  extremamente dedicada ao trabalho e à família.

– Fale sobre sua família. 
Minha família é maravilhosa, unida, pessoas do bem, tive uma infância feliz; cresci com os melhores exemplos de resiliência, dignidade e honradez com meus pais Diva e Walter Siqueira.

Tenho dois irmãos, a jornalista Neusinha  e o engenheiro Sérgio, casado com a bela e querida Adriana, duas sobrinhas maravilhosas Lara e Luiza.  Minha história de amor com Serginho começou há 41 anos, na praia, sempre tivemos amizades em comum, a família dele é amiga da minha, tenho melhor sogro e sogra do universo e um cunhado (Rubinho) que também é irmão fenomenal.

Assim formamos uma base sólida, rodeados de pessoas incríveis! Serginho é uma pessoa fantástica, digo, o melhor Homem do Universo e da minha vida!
Diana é a minha melhor parte, companhia, meu orgulho, estamos sempre juntas para tudo, nos apoiando, aprendendo uma com a outra, e ainda somos vizinhas!  

Esse é o maior AMOR do mundo inteiro! De  presente ganhei um genro muito querido, Léo , que ama cozinhar!

– O que costuma fazer nas horas vagas? Curtir Grussai com a família, churrasco preparado pelo genro, caminhar, viajar, ir ao cinema com Diana. Adoro ler, ver filmes e séries na Tv, um pouco de internet para saber das noticias e novidades!

Bate-bola:

– TV ou celular – celular
– Gratidão – o tempo todo!
– Viciada em… trabalho e diversão.
– Dor – algumas vem e vão. Outras, para sempre!
– Desnecessário – Falsidade.
– Irresistível – Uma e qualquer Viagem.
– Sem noção – Pessoa soberba.
– Maldoso – Aquele que inveja.
– Cor preferida – todos tons de Azul, costumo dizer que o azul foi criado pra mim, e eu empresto às pessoas….rsrsrs
– Pessoa agradável – Graças a Deus tenho muitas pessoas agradáveis na minha vida, sou rodeada delas!
– Cheiro bom – de comida bem feita.
Tentação que não resiste – Batata Frita, digo que é o símbolo da PAZ!
– Dia ou noite – para espairecer, noite!
– Tem medo de – animal peçonhento, de perder alguém que amo muito, não me sinto preparada para perdas importantes, estou trabalhando isso na marra!
– Estilo de vida – Descomplicado.
– Filme para assistir – Retratos da Vida, A vida é bela, A espera de um milagre.
– Te deixa sem graça – dar uma mancada.
– Teatro ou cinema – Cinema
– Mulher inteligente – Minha mãe, Diva Siqueira
– Homem elegante – aquele que age com integridade, honra e bom caráter.
– Admirável – meu pai, Walter Siqueira
– Perfume – Calandre
– Não acredita – em certezas absolutas.
– Lugar ideal para o descanso – onde tem o barulhinho da água, seja de rio, ou mar.
– Adora quando – Diana vem aqui em casa, quando ganho um presente, quando as receitas ficam ótimas, e jantar a dois.
– Te faz rir – qualquer filme ou comédias, rio com notícias boas, tenho riso frouxo!
– Religião – Católica, mas, com toda a família Kardecista, tenho uma tendência em ler e entender sobre essa filosofia de vida.
– Deus – Onisciência, Onipotência, Onipresença.
– Deixe uma mensagem: ” Não permita que alguém saia de sua presença sem se sentir melhor e mais feliz!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com um advogado em Campos

Entrevista com um advogado em Campos – Dr. Carlos Fernando Monteiro Perfil: – Qual a sua formação profissional? Direito – Resuma sua trajetória. Então, iniciei

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress