Entrevista da semana com a médica dermatologista

Nossa entrevista da semana é com a dermatologista Dra. Paula Sobral

Dra. Paula sobral – Médica dermatologista

Entrevista:
– Fale sobre o quê exatamente a sua especialidade trata: Sou suspeita para falar porque sou apaixonada pela minha profissão e por tudo que ela engloba.

A Dermatologia vai muito além do diagnóstico e tratamento clínico, cirúrgico e estético das afecções relacionadas à pele, cabelos e unhas. Tento corresponder e alcançar às expectativas dos meus pacientes sempre respeitando a individualidade de cada um deles.

Acho que o principal para otimizar um tratamento é a capacidade de identificar e realçar o ponto forte de cada um, com sutileza, para um resultado natural e harmônico.

Toda idade tem a sua beleza, e, afinal de contas, um corpo bonito é um corpo feliz.

– Como a dermatologia contribui para este momento de isolamento? Esse período de isolamento vem sendo muito sofrido para muitas pessoas.

Afastamento de familiares e amigos, redução de carga horária no trabalho e preocupação com a crise financeira que vem pela frente. Temos muitas doenças que acometem a pele e os cabelos que podem ser causadas ou agravadas pelo estresse emocional.

Além disso, a nossa saúde mental está intimamente ligada à nossa auto-estima. Com mais tempo livre em casa, estamos prestando mais atenção em nós mesmos, o que é ótimo, porque sempre é tempo de se iniciar um tratamento.

– Como está sendo atualmente o atendimento para aquelas pessoas que querem cuidar da estética? Aos poucos a vida vai voltando ao normal e vamos retomando nossa rotina.

No início da quarentena as consultas relacionadas à estética foram suspensas, porém agora liberadas. Estou ansiosa aguardando meus pacientes para darmos continuidade bem como para iniciarmos os tratamentos.

– Como está sendo o seu atendimento neste período de isolamento? Estamos abertos ao atendimento com todas as precauções exigidas e muita responsabilidade social.

Retornamos no Medical Center obedecendo às normas impostas pela ANVISA, Conselho Federal de Medicina e Prefeitura de Campos, com escala reduzida de funcionários, assim como horários reduzidos e mais espaçados a fim de evitar aglomerações. Os atendimentos seguem da mesma forma na Clínica Renova e no Hospital Dr. Beda.

– O que mudou para você? Eu sou médica concursada da Prefeitura de Campos e fui recrutada e remanejada do meu ambulatório de Dermatologia para trabalhar como plantonista no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus na Beneficência Portuguesa.

É um desafio e ao mesmo tempo recompensador. Estou longe da minha família e tomo todos os cuidados imagináveis para evitar o contágio.

Ao mesmo tempo que temo pela minha saúde, a sensação de poder ajudar aos que precisam e conseguir fazer a diferença num momento como esse, mesmo que algumas vezes seja apenas com um pouco de simpatia e acolhimento, traz uma gratidão tão grande que no final não sei se quem está sendo tratado é o meu paciente ou se sou eu.

– Para finalizar, o que você gostaria de falar para meus leitores sobre o momento que estamos passando? De repente somos convidados a nos retirar de cena, os planos ficam de lado e somos obrigados a desacelerar.

A mensagem é clara: não temos o controle em nossas mãos. Um novo mundo se apresenta, mais solidário e criativo, o que é essencial permanece e, aos poucos, com um olhar mais atento, mais presente, vamos redescobrindo: não é lá fora; é aqui dentro. Seja gentil consigo mesmo e com os outros. O universo está dentro de você! Com carinho, Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress