Entrevista com uma Psicóloga

Entrevista com uma Psicóloga

​A princípio, o post de hoje é a entrevista com a Psicóloga Erika Barreto publicada no Jornal FOLHA DA MANHÃ

Perfil:

Erika, 39 anos, esposa do Evandro, mãe da Maria Elizabeth, psicóloga há 15 anos, Doutoranda em Cognição e Linguagem,  especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Neurociências e Neuropsicologia, coordenadora do curso de Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental da FABERJ, estudante de medicina da FAMESC.

Atua na área de psicologia Clínica e Institucional dando suporte a crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias, realizando avaliações psicológicas e neuropsicológicas e fazendo recrutamento, seleção e treinamento para empresas.

Qual a sua formação profissional?

Então, sou graduada e licenciada em psicologia. Possuo especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, em Neurociências e em Neuropsicologia. Sou mestre em Cognição e Linguagem e estou terminando meu doutorado na mesma área. Possuo capacitação em Mediação e Conciliação de Conflitos e estou cursando Medicina.

– O que faz um Psicólogo?
Analisa e estuda os fenômenos comportamentais e psíquicos do ser humano, por meio dos pensamentos, valores e emoções de cada pessoa.

O psicólogo é capaz de diagnosticar, de prevenir e de tratar distúrbios emocionais e de personalidade e de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais sejam eles quais forem.

Sempre pensou em ser psicóloga? Como surgiu a escolha?

Fiz vestibular para 4 áreas distintas e passei para as 4. Optei por psicologia e fiz Design Gráfico também, mas a psicologia me conquistou. Então, quem atentou para o meu talento para a área foi um professor de redação que adorava os meus textos.  

– As pessoas estão entendendo mais sobre a importância do Psicólogo? Com toda a certeza! Principalmente depois da pandemia. Finalmente as pessoas entenderam que terapia é para todo mundo e que é um grande investimento, pois o que se aprende em terapia serve para a vida toda! As pessoas vem buscar coisas diferentes e quem se engaja no projeto psicoterápico tem um retorno certo.

– Quais são as maiores queixas no seu consultório? Problemas de relacionamento, ansiedade, procrastinação, orientação para pais e organização para estudos.

– Quem é Erika?
Erika é uma mulher simples e engraçada, que valoriza as pessoas, ama a família, os amigos e é apaixonada pelo que faz. Curiosa por natureza. Adora os desafios e está sempre buscando novos conhecimentos.

– Fale sobre sua família. É casada, tem filhos…
Evandro e eu estamos juntos há 14 anos, casados há 6. Nossa filha chegou há menos de três meses e estamos encantados com tamanha bênção. Temos um casal de Shih Tzu que são nossos filhos mais velhos.

– O que costuma fazer nas horas vagas? Conversar com amigos, família, ler, bem como assistir filmes ou séries.

Bate-bola:

– Sem graça – falta de cultura.
– Melhor surpresa – ver minha filha sorrir pra mim.
– Família – razão da minha vida.
– Pessoa agradável – Rachel Viana.
– Cinema ou teatro – Cinema.
– Desnecessário – certamente falar mal dos outros.
– Irresistível – estudar uma coisa nova

Tentação a que não resiste

Coca Cola.
– Nota 10 – para a equipe do Hospital Dr. Beda, porque salvou a minha vida quando tive COVID.
– Mulher elegante – Linelly Morellato.
– Homem inteligente – Evandro Monteiro de Barros Junior.
– Tem medo de – sem dúvida perder meus pais.
– Estilo de vida – gosto de estar perto das pessoas que amo, assim como estudar coisas interessantes e contribuir para o desenvolvimento das pessoas que me procuram e me cercam.

Filme para assistir

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS.
– Lhe deixa sem graça –  elogios e presentes.
– Apelido carinhoso – Kinha.
– Admirável – quem sabe ser grato e recíproco.
– Perfume – Chance  (Chanel).
– Não acredita – que as pessoas são imutáveis.
– Lugar ideal para o descanso – minha casa.
– Lhe faz rir – memes. Sou apaixonada e porque adoro ver a criatividade bem humorada.
– Religião – católica.
– Deus – Com toda a certeza aquele sem o qual não somos nada.
– Por fim, deixe uma mensagem: busque ser a melhor versão de si mesmo. Invista em conhecimento, sobre si mesmo, sobre a vida, sobre o mundo. Tudo na vida passa, mas apenas o conhecimento fica.

Em suma, quero saber o que vocês acharam da entrevista com a psicóloga Erika Barreto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress