Entrevista com uma Jornalista e publicitária, Cláudia Eleonora Alves
Perfil:
Qual a sua formação profissional? Primeiramente, me formei em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia de Campos. Iniciei meus estudos em Publicidade e Propaganda e, logo depois, fui morar na cidade do Rio de Janeiro. Nesse período, atuei tanto em agências de publicidade quanto em jornais de bairro. Posteriormente, voltei para Campos e retomei a faculdade, onde também concluí o curso de Jornalismo. Hoje, já são 30 anos dedicados à profissão.
Por que escolheu o jornalismo? Escolhi essa profissão porque ela nos coloca constantemente diante de situações desafiadoras. Além disso, o jornalismo incentiva a reflexão e, com grande responsabilidade, tem o poder de impactar a sociedade. Isso acontece por meio do compromisso em informar fatos verificados em fontes oficiais e, ao mesmo tempo, combater a propagação de notícias falsas.
Defina seu momento profissional.
Durante muitos anos, atuei no grande veículo de massa que é a televisão, uma mídia que permite uma intensa interação com o público. No entanto, atualmente, vivo um momento de renovação e novos desafios. Tenho explorado mais as plataformas digitais, além da mídia eletrônica e impressa. Apesar das mudanças, continuo preservando o essencial: a qualidade da informação.
Quais são os projetos para 2025? Para o próximo ano, pretendo ampliar minha atuação como profissional de comunicação, principalmente com foco em questões sociais e no desenvolvimento econômico regional. Dessa forma, espero contribuir ainda mais para o crescimento da sociedade.
Fale sobre a sua família. Venho de uma família grande, com sete filhos. Desde cedo, aprendi com meus pais valores fundamentais, como ética, consciência racial, valorização da educação e do trabalho, além do respeito pelo próximo. Esses princípios, sem dúvida, faço questão de transmitir para minha filha. Somos muito unidos e adoramos nos reunir para celebrar a vida.
Quem é Cláudia Eleonora?
Sou uma mulher determinada e que valoriza as boas relações interpessoais. Embora preserve firmemente meus conceitos e posicionamentos, também procuro respeitar e compreender diferentes formas de pensamento.
Como administra os seus momentos de folga? Então, no tempo livre, dou prioridade a estar com familiares e amigos. Além disso, gosto de viajar, ler bons livros e conhecer novas culturas, pois acredito que essas experiências enriquecem a alma.
Bate-bola:
- Infeliz é… ser limitado e enxergar apenas o próprio umbigo.
- Ser jornalista é… se conectar com o mundo.
- Time: Flamengo.
- Te alegra: ver minha filha feliz.
- Filme que assistiu recentemente: Ainda Estou Aqui.
- Livro de cabeceira: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus.
- Dica para ser feliz: não criar falsas expectativas.
- Ainda te assusta: a maldade humana.
- Te faz gargalhar: conversas aleatórias com as amigas.
- Melhor amigo(a): Patrícia Daldegan e Cristina Augusta Souza.
- Mentira é… o que corrompe o mundo.
- Hobby: livros e vinhos.
- Paixão por… gente honesta.
- Exemplo a ser seguido: minha mãe, por sua determinação, resiliência e fé na vida.
- Maior conquista: certamente ser mãe.
Não faria novamente: nada que fiz por conveniência.
- Não abre mão de… ter caráter.
- Perfeito é… justiça social.
- Orgulho de… minha reputação.
- Bebida preferida: vinho tinto.
- Animal de estimação: o yorkshire da minha irmã.
- Momento agradável: quando compartilho boas histórias de vida.
- Adoraria esquecer: a pandemia do coronavírus.
- Religião: católica.
- Deus é… o que nos move para sermos melhores.
- Por fim deixe uma mensagem: A nossa história pode inspirar e ajudar outras pessoas a trilharem novos caminhos. Com consciência, verdade, amor e solidariedade, podemos construir uma sociedade mais justa, repleta de oportunidades para todos.
Então, o que acharam da Entrevista com uma Jornalista e publicitária, Cláudia Eleonora Alves?
Respostas de 4
Minha amiga e excelente profissional nesse meio tão concorrido. Parabéns pela belíssima entrevista!
Bjs
Obrigada, querida Cacá! A página da Cláudia foi muito bem aceita 🙂
Admiro muito essa profissional! Ela é realmente uma inspiração para os jovens profissionais que estão pretendendo seguir na carreira de jornalismo. Ética, forte, inteligente e dedicada. Uma profissional de peso. Parabéns, Cláudia Eleonora!
Obrigada pelo comentário gentil e carinhoso 🙂