Entrevista com uma Fisioterapeuta

Entrevista com uma Fisioterapeuta

Entrevista com uma fisioterapeuta – Dra. Fernanda Sardinha

Perfil:

– Qual a sua formação profissional? 

Então, sou fisioterapeuta há 18 anos, pós graduada em Gestão de programa saúde da família e pós graduada em Fisioterapia em Geriatria. Formação em Reabilitação de síndromes demenciais, Terapia manual com ênfase em osteopatia, e método PNF na reabilitação da marcha. Atualização em Gerontopsicomotricidade e Estimulação cognitiva e motora aplicada a pessoas idosas.

Fale sobre a sua área de atuação e o que ela trata.

Atuo na reabilitação de pessoas idosas para preservar a função motora, cognitiva e respiratória, promovendo o adiamento da instalação de incapacidades e,ou, reabilitando de forma funcional dentro de suas potencialidades.

Em específico, o meu Programa Stimulare completou 8 anos e seu foco è no tratamento mais completo de fisioterapia nos Transtornos Neurocognitivos Maiores como é o caso do Alzheimer, Demência vascular, Frontotemporal,  de Corpos de Lewy, Mista etc… 

– Como e quando optou pela fisioterapia? Faria a mesma escolha hoje? 

Faria a mesma escolha hoje sim, optei por gostar de recuperar e amenizar de certa forma as incapacidades alheias. No último ano da escola no ano de 2.000 percebi que a fisioterapia se encaixava exatamente no meu perfil.

– O que você identifica como fator determinante para o resultado positivo do seu trabalho? 

Foi o diferencial de utilizar como base de toda a conduta traçada, a Neuroplasticidade! Usando o lúdico com a estimulação cognitiva, a motivação do paciente, a cinesioterapia, enriqueço o local com cores, texturas…dando protagonismo a pessoa idosa. É o tratamento não medicamentoso importante nas síndromes demenciais.

O que o cliente pode esperar ao contratar os seus serviços?

Bom humor, leveza e empatia, tanto com o paciente quanto com o familiar cuidador. Terá sempre minha prontidão em orientar por telefone e um plano de tratamento visando postergar o avançar da doença.

Tenho uma equipe de fisioterapeutas capacitadas, sou eu e mais 4 fisios por enquanto e tenho mais 4 de sobreaviso. Há a psicóloga, a fono e a nutri e ainda, se for necessário, a parceria se estende para 4 geriatras e 1 psiquiatra.


– Quem é Fernanda? 

Então, Fernanda é uma pessoa forte por confiar plenamente nos planos de Deus. É positiva, espontânea, tem muita empatia e paciência. Equilibra bem o emocional e o racional. É pé no chão, prática e direta nos objetivos. Gosta de estudar, ver séries e cinema. As melhores amigas são as mesmas da infância. Ama a família e o contato com a natureza. Valoriza a beleza da simplicidade. 

– Fale sobre a sua família. 

Sou de Campos, casada há 15 anos com André, médico aqui da cidade, meu grande parceiro, trocamos muitas informações da área da saúde, longevidade… temos 2 filhos maravilhosos, Caio de 14 anos, um menino alegre, gentil, calmo, um verdadeiro cavalheiro e Filipe de 3, uma gracinha, divertido, nosso temporão surpresinha. Me sinto completa com meus filhos e marido, somos parecidos, um time, estamos sempre os 4 juntos.

Bate-bola:

– Palavra favorita : Fé
– Custa caro: Por certo minha paz interior
– Animal que gostaria de ter: adoro golfinhos (tê-lo como amigo solto lá no mar rs)
– Mania chata: Pessoas que falam demais e ainda cutucam a gente.
– Qualidade que admira: Humildade.

– Campos dos Goytacazes: Cidade com grande potencial e pouco valorizada. – Vence quem…tem mais flexibilidade de adaptação
– Maior conquista: Certamente ter sido mãe dos meus 2 filhos 

Seu estilo de vida

Tenho um estilo mais pra saúde. Priorizo boa alimentação e a saúde mental, mas nos fins de semana às vezes me libero para comer algumas calorias a mais porque a gente gosta muito de ir em restaurantes. 
– Esporte que pratica: Yoga e há pouco tempo iniciei musculação
– Mudaria em você: Queria mais volume no cabelo e ser mais organizada na agenda para ter um tempinho livre.
– Não se arrepende de… Ter me divertido muito na infância e adolescência. Hoje sou uma adulta feliz porque aproveitei todas as etapas. 
– Medo: da violência 
– Sucesso é… Alcançar seus sonhos sem trapacear e pisar em ninguém. É viver em paz.
– Se não fosse fisioterapeuta seria… Terapeuta ocupacional 
– Amigo (a) inseparável: olha, tenho 3, Ludmila Lang, Fabiana Scudino e Míriam Barreto.
– Detestável: Certamente gente mal caráter

Maior desafio da sua vida

Me marcou como um desafio, eu ainda nova com 23 anos, o tratamento de um Linfoma que fiz. Foi 1 ano entre quimioterapia e radioterapia, mas eu encarei bem na época. Hoje com 40 anos, olho pra trás e acho que esse foi o maior desafio que já tive.
– Saudades de alguém: Certamente dos meus avós
– Não acredita: Em pessoas que falam uma coisa e fazem outra, porque essa incoerência não me faz acreditar mais na pessoa.
– Jamais faria: Com toda a certeza prejudicar inocentes 
– Religião: Católica
– Deus: É vida, porque sem Ele, não somos nada. ” Você sai em desvantagem se você não tem Fé”.

Por fim deixe uma mensagem:

Cuide de seu corpo porque você mora nele. Comece agora em qualquer idade que estiver. Faça exercícios regularmente, veja um que você se encontre.

Evite o estresse, noites mal dormidas, cuide da ansiedade, da alimentação, beba água, saia da rotina, inclua atividades cognitivas desafiadoras, aprenda algo novo, cultive laços sociais. Porque ter bons hábitos evita inúmeras patologias, inclusive 40% dos quadros demenciais.

Sua mente pode ser o bandido ou pode ser o herói, reaja!! Caso necessite da Stimulare para cuidar de uma pessoa idosa, terei um grande prazer em ajudar. A fisioterapia é muito mais abrangente e integrativa do que a gente imagina. 

Então, o que acharam da minha entrevista com uma fisioterapeuta?

Em suma, agradecimentos aos patrocinadores: Dr. André Delgado, Rad Med, Dra. Lana Maria, Vila Verde, Viviane Ferreira VIVICLIN, Cooperlife, Dr. Fabrinny Scudino e Dra. Renata Leal 🙂

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress