
Entrevista com uma Arquiteta e Urbanista – Nataly Freitas
PERFIL:
– Qual a sua formação profissional? Então, sou arquiteta e urbanista formada há quase oito anos pelo ISECENSA, e hoje sou pós-graduanda em designer de interiores.
– Faça um breve resumo sobre a sua vida profissional e sobre a área que escolheu. Desde a faculdade já atuava diretamente com clientes e projetos no escritório onde fazia estágio e logo quando formei não parei de atuar na área, sou apaixonada em criar e transformar espaços.
O arquiteto, de uma forma geral, pode atuar em várias áreas, mas a arquitetura de interiores tem um espaço reservado para mim; acredito que tanto no ambiente residencial ou comercial ela tem o seu papel importante, no qual devemos levar em consideração diversos fatores como a estética, funcionalidade e conforto dos usuários, e é sempre isso que busco fazer na hora de projetar os ambientes.
– O que você acha mais gratificante na arquitetura?
Poder transformar a vida das pessoas através do meu trabalho, pois vivemos inseridos na arquitetura o tempo todo, e esses espaços devem ser pensados, pois a arquitetura influencia a vida das pessoas, cria identidade, histórias e valores.
– Por que devo contratar um arquiteto?
A função do arquiteto é o planejamento dos espaços, tanto na sua criação quanto na funcionalidade dos ambientes internos e externos e é comum pensar que a nossa função se resume apenas na questão estética, porém vai muito além disso.
O nosso trabalho tem a função de detalhar, especificar, planejar, medir, além de compreender as necessidades de cada indivíduo que irá ocupar aquele espaço, para que através de um projeto completo, os profissionais envolvidos na execução tenham a orientação necessária para realizar o seu trabalho com maestria, o que, no final, é um investimento na qualidade de vida.
Sobre o papel do arquiteto
O papel do arquiteto vai muito além do que simplesmente uma decoração; estamos presentes em todas as etapas da obra, pensamos nos espaços como um todo, desde a sua concepção até a sua utilização.
– Como costuma ser o seu dia? A minha rotina é bastante caseira por conta do meu trabalho ser home office, mas tem dias que também quase não fico em casa, que são os dias que saio para fazer trabalhos externos como acompanhamento de obras, visita a lojas e reuniões. No fim do dia costumo fazer alguma atividade física, em seguida preparo o jantar e depois é descansar para iniciar um novo dia.
Quem é Nataly? Nataly é uma pessoa de 30 anos, tranquila, alegre, que valoriza muito a família e amigos, super sensível, tímida, emotiva e cheia de vontade de viver e aprender a cada dia. Adoro ajudar as pessoas e dou valor às coisas simples da vida. Sempre tento levar para o lado bom todas as situações que enfrento e entrego os meus planos a Deus.
– Fale sobre sua família – Sou casada há quase 3 anos e a minha família é a minha base. Sou muito grata a Deus por ter pessoas ao meu lado com as quais sempre posso contar. Aos meus pais devo todo o aprendizado para me tornar o que sou hoje; me ensinaram os valores e a ter sempre fé, ser honesta e justa. À minha irmã dedico toda a minha admiração e inspiração. Sou grata também ao meu esposo, que sempre me incentiva e está sonhando junto comigo, ou seja, o meu parceiro de vida.
– Como curte seus momentos de folga? Gosto muito de viajar, conhecer lugares diferentes, conversar e estar com a família e amigos e até me aventuro a fazer receitas culinárias diferentes.
BATE-BOLA:
– Não curte: Lugares cheios
– Não faria em você: Piercing
– Exemplo a ser seguido: Jesus
– Irresistível: Chocolate
– Arquitetura admirável: Centros Históricos
– Programa de final de semana perfeito: Viajar e comer fora
– Parabéns para: Todas as mulheres fortes
– Alimento preferido: Comida caseira e frutas cítricas
– Maior sofrimento: Ver a injustiça
– Se não fosse arquiteta seria… Chefe de Cozinha ou Fotógrafa
– Abominável: Desigualdade
– Adorável: Amor ao próximo
– Dia ou noite: Noite
– Mania: Ficar com as pernas cruzadas
– Som agradável: da Natureza
– Miserável: Certamente a mentira
– Futuro: Entrego sempre a Deus
– O que mais te incomoda nas pessoas: A falta de educação
– Prato predileto: Bobó de Camarão
– Palavra que não sai da sua boca: “Minha Nossa Senhora”
– Detesta: Desrespeito
– Religião: Católica
– Deus: Com toda a certeza meu Guia
– Por fim, deixe uma mensagem: “A gente tem que sonhar, se não as coisas não acontecem”
Então, o que acharam da Entrevista com uma Arquiteta e Urbanista – Nataly Freitas
Obrigada aos patrocinadores: Aipim Burguer, Construtora MGS, Lambiscaria, Serena Decorações, Élcio Jóias, Arte em Fotos, Centro Educacional Pequeno Pensador, Paes de Luca, Pimenta de Cheiro, Deu Sopa e BBQ Artesanal, Cerâmica Coqueiros e Móveis Pai e Filhos.