Entrevista com um Educador Físico

Entrevista com um Educador Físico

Entrevista com um Educador Físico e Empresário – Raphael Pessanha

Qual a sua formação profissional?
Graduado em Educação Física na UNIVERSO há 12 anos. Diversos cursos e especializações na área do treinamento funcional.

– Resuma a sua trajetória profissional.
Então, desde a infância envolvido com esporte. Através do vôlei (como principal) passei pelas fases da vida até à faculdade. O objetivo era trabalhar com esse esporte mas, infelizmente, não rolou.  Então, fui para a musculação. Nunca gostei e nem frequentei academias mas tinha que começar a jornada da profissão.
Conheci o Treinamento Funcional. Me especializei há 11 anos atrás quando poucas pessoas o conheciam. Não era bem visto mas como me encontrei e meus alunos gostavam, segui em frente. Cada vez mais clientes surgindo, estava feliz por trabalhar com algo de que gostava…

Como surgiu o VIDA ATIVA?

Nunca tive vontade de ter uma academia, muito pelo contrário.  Porém, tive a necessidade de ter um espaço no qual me sentisse bem. Dava aula de personal em outras academias mas não gostava do ambiente e, principalmente, da modalidade.

Já que não me enquadrava no que havia, comecei a jornada em criar um espaço de acordo com minha filosofia e onde meus clientes ficassem à vontade,  uma vez que eles também estavam alinhados comigo. O começo foi bem difícil. Apontados por alguns como a abertura de um circo, onde os alunos faziam “coisas diferentes” (rsrs).

– Como funciona o treinamento funcional?
Hoje em dia, o Vida Ativa se denomina Treinamento Integrado. Abandonei a nomenclatura Funcional porque na minha visão ficou um pouco desgastada pela moda da época. As pessoas têm a visão onde o funcional é apenas emagrecimento, elásticos, equilibrar-se em superfícies instáveis.

Porém, ele vai muito além disso. No Vida Ativa Treinamento Integrado, por exemplo, trabalhamos performance com atletas amadores e profissionais de alguns esportes, hipertrofia (não é só em máquinas de musculação que se obtém), condicionamento físico, reabilitação, entre outros. Tudo de uma forma mais eficiente, motivante, desafiadora e o entendimento de seu corpo em 360°.

– Quais atividades o Vida Ativa oferece?

Temos aulas coletivas para quem gosta de estar na mesma vibe da turma. Core, Metcon, Endurance, Cardio Fire, Running. Para 2023 teremos LPO, Flexibilidade/Alongamento, entre outras que estamos estudando. Nosso carro chef é o FLEX. São treinos voltados às necessidades e objetivos dos alunos. Contamos também com eventos na natureza e aulões outdoor.

Fale sobre sua família, mulher, filhos…

Estão sempre comigo, tanto no suporte quanto na hora do lazer. Minha esposa e eu fazemos questão de que a nossa filha desde nova cresça em um ambiente saudável.

A alimentação e incentivo à atividade física, é muito importante que estejam presentes o mais cedo possível. Não somos ultra rigorosos, mas quanto mais retardamos o contato com essas coisas melhor para ela.

– Descreva Rafael.

Então, sou um cara simples, procuro me divertir e divertir quem está ao meu redor. Acredito que o bom humor e energia positiva elevam a mim e a quem estiver ao meu redor. Faço questão de estar em paz. Amo o esporte.  Costumo brincar que me falta tempo para praticar todos os esportes de que gosto.

– O que costuma fazer nas horas vagas?

Qualquer coisa menos descansar… Claro que há momentos necessários, mas não gosto de “perder” esse tempo. Tô sempre me movimentando de alguma forma ou refletindo e estudando sobre gestão. Como  posso melhorar  como gestor e professor.

BATE-BOLA:

– Imperdoável – Acredito em ouvir o outro lado
– Time – Mengão
– Te deixa sem graça – Elogio
– O que te impressiona – Simplicidade nas pessoas e coisas
– Melhor amigo (a) – Tenho alguns/algumas
– Fofoca é… Certamente falta de um bom assunto
– Inseparável – Tênis de corrida
– Programa de TV preferido – Jovenpan
– Ser educado é… Essencial
– Saudável – Liberdade e autonomia
– Lembrança agradável – Nascimento da minha filha Luna
– Preferência musical – Reggae e Rock
– Ser diferente é.. Ser corajoso/a

Dinheiro é bom para… TER TEMPO

– Maior mentira que já ouviu – Sou sarado kkk
– Segredo para ser feliz – Ser simples
– Ainda pretende realizar – Motorhome
– Teatro ou cinema – Os dois têm seus valores
– O que te faz rir na TV – Chaves/Chapolin
– Maior emoção – Certamente o sorriso de Luna
– Não acredita – Com toda a certeza em puxa saco
– Não sai de casa sem antes – Conferir se tô com o celular
– Religião – Não tenho. Religiosidade – sim
– Deus – Gratidão
Por fim, deixe uma mensagem:
1- Cuide de sua energia. Ser positivo não é sinônimo de inconsequência, e sim de crirar possibilidades de forma leve para que as coisas aconteçam e contagiem as pessoas ao seu redor.
2- Faça questão de estar em paz consigo.

Fotos: Paula Manhães Fotografia

Patrocinadores: Rad Med, Lab Med e Rede de Postos Mariana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress