Entrevista com um CFO em Campos

Entrevista com um CFO de Campos

Entrevista com o Sócio e CFO nos Studios Fabricio Bastos – Rodney Rocha  

Perfil:

– Qual a sua formação profissional? Sou formado em Gestão Comercial pela Universidade Cândido Mendes e estou cursando MBA em Finanças e Controladoria na USP.

– O que faz, na prática, um CFO dentro de uma empresa e quais são suas principais responsabilidades? O CFO é responsável pela gestão financeira e estratégica da empresa. Na prática, ele atua como o guardião da saúde financeira, tomando decisões que impactam diretamente o crescimento, a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio.

Sobre os desafios:

– Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao assumir a área financeira? Hoje, na posição de sócio e CFO, os desafios são enormes, pois estamos sempre navegando entre os níveis operacional, tático e estratégico. Com o porte que a empresa tem atualmente isso é fundamental, já que estamos em constante evolução dos processos e na correção daqueles que já existem. Pensar em todas essas frentes, com foco em desenvolver as pessoas certas, tem sido o meu maior desafio.

– Como você enxerga o papel do CFO na definição da estratégia e do crescimento sustentável do negócio? O CFO tem se transformado de um executivo focado apenas em números para um estrategista de negócios, desempenhando um papel central na definição da estratégia e na construção de um crescimento sustentável. Hoje, ele não apenas controla custos e garante a saúde financeira mas também orienta decisões que moldam o futuro da empresa. Eu e Fabrício estamos sempre alinhando estratégias em prol do futuro das empresas.

– De que forma a tecnologia e a análise de dados têm transformado a gestão financeira? A tecnologia veio para trazer agilidade, clareza e escala. Esses pontos, para mim, fazem toda a diferença; ressalto, entretanto, que sem um bom preenchimento das informações a análise pode ser feita de forma equivocada. Por isso é extremamente importante que os profissionais estejam em constante evolução, garantindo que os dados estejam o mais próximos possível da realidade.

Quem é Rodney? 

Rodney é uma pessoa simples e reservada, que gosta de estar com a família, está sempre estudando e tem como objetivo deixar um legado positivo.

– Como administra o seu dia? É um verdadeiro desafio, pois encaixar tudo não é uma tarefa fácil e nem sempre as coisas saem como planejado. Procuro começar o dia cuidando da família, tomando café da manhã junto e passeando com meus três cachorros. Em seguida, sigo para o trabalho. Durante o dia, organizo-me para realizar meu treino físico e, ao final, busco estar em casa com a família. No entanto, estou sempre atento ao celular, já que os studios funcionam até as 21h.

– Fale sobre sua família. Sou casado há 15 anos com Patrícia Arêas. Meus pais moram em Guarapari e Cabo Frio, o que me dá duas ótimas opções de praia, rs! Somos pais de pets: Lola, Teca e Chico — uma turma animada e cheia de energia!

– Qual a prioridade para o seu descanso? Silêncio, boa comida e um bom café. Não gosto de aglomerações, então procuro lugares mais reservados, que ofereçam uma boa experiência gastronômica.

Bate-bola:

Último livro que tentou ler (mesmo sem terminar): O Preço é o Lucro – Peter Hill
Um prato que cozinha bem: frutos do mar, especialmente salmão
Já pagou algum mico inesquecível? Não me lembro de nenhum inesquecível, mas certamente já aconteceu algum
Algo que gostaria de aprender a fazer: tocar um instrumento musical, acho incrível
Música que te anima instantaneamente: Sultans of Swing – Dire Straits
Prefere cantar no karaokê ou dançar na pista: desafio em ambos, deixo para a Patrícia, que leva jeito!
Viagem de última hora: fomos para o Uruguai há alguns anos, foi uma experiência excelente
Personagem de filme que se identifica: Forrest Gump, pelas experiências pessoais e profissionais que ele viveu
Pedido favorito no delivery: pizza, sem dúvidas
Primeiro emprego: recepcionista na Unimed Campos, atendendo pacientes na triagem (2006)
Colecionou algo curioso? Bolinhas de gude
Superpoder que gostaria de ter: curar doenças
Objeto com valor sentimental: relógios antigos
O que fazia nas férias quando criança? Pescava, soltava pipa e andava de bicicleta
Uma moda que usou e não usaria mais: cabelo grande — ele é cacheado, ficava muito diferente!
Melhor show ou evento que já foi: show do AC/DC
Situação engraçada no trabalho: muitas! Nosso ambiente é animado, sempre rimos, principalmente de situações relacionadas à comida
Forma preferida de comemorar conquistas: com a família, sempre com uma boa refeição
Hábito que gostaria de ter novamente: treinar todos os dias
Última vez que riu até chorar: em um encontro de família, com boas lembranças
Apelidos inusitados: tenho vários — Rod, Rodinho, Rodrod, entre outros
Dia da vida que gostaria de reviver: meu casamento
Comida que todo mundo ama e você não gosta: gordura da carne de churrasco (vou ser cancelado, kkk)
Última novidade que comprou e adorou: meu computador de mesa, que ajuda muito no trabalho e nos estudos
Religião: católico
Deus: onipresente
Mensagem Final
“Obrigado pelo convite! Foi ótimo me apresentar e refletir sobre algumas perguntas. Desejo que todos estejam felizes e em constante evolução, e que cuidem muito da saúde, que é o bem mais valioso de todos.”

Obrigada aos patrocinadores: Rad Med, Arthur Falcão, Monest, Ville Turismo, Dr. Bruno Glória da PGO Advogados, Gravidez Ativa com André Lima, João Figueiredo Corretor, Sun Rocha energia solar e Aline Pena corretora de imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinatura Blog da Vânia

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, Pós-Graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais,

Leia mais »

PUBLICIDADE

FOLHA ESTILO

ENTREVISTA DA SEMANA

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS