Entrevista com a médica anestesista Rosane Moço

Dra. Rosane Moço – Médica anestesista

Entrevista:

– Fale sobre a sua especialidade e o que ela trata. A anestesiologia é a especialidade médica que estuda, proporciona ausência ou alívio da dor e equilíbrio das funções vitais para a realização de procedimentos cirúrgicos ou exames diagnósticos.

A especialidade vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o período intra-operatório, mas desde a avaliação pré anestésica até os cuidados pós-operatórios. 

Há uma tendência atual de se denominar Medicina Perioperatória, cuidando da segurança do paciente.

Sobre sua escolha profissional:

– O que te motivou a escolher a medicina? Admiração e respeito por essa árdua profissão. Na minha família não tem ninguém da área da saúde, mas eu sempre sonhei em ser médica.

– O que te fez decidir qual área seguir. A medicina abre um leque, e cada especialidade tem seu encantamento. Optei pela anestesia por considerar a interface entre a clínica médica e a cirúrgica.   

– O que mudou em seu atendimento por conta da pandemia? Como trabalhamos com segurança, tanto o uso de equipamento de proteção individual (EPI) diferenciado como a abordagem ao paciente tiveram diversas mudanças, como escolha medicamentosa adequada e cuidados para proteção do paciente e de toda equipe.             

– Qual a importância do anestesiologista? O anestesiologista é fundamental. É o profissional que passa por grande treinamento na abordagem da via aérea e nos cuidados hemodinâmicos e na preservação da integridade da vida.

– Faça um resumo sobre o momento que estamos vivendo. No atual momento, temos uma mistura de sentimentos. Veio uma determinação de um comportamento individual com repercussão coletiva.

Tantas informações compreendidas ou não, essa pandemia mexeu com tudo (política, economia, SAÚDE…), perdas irreparáveis e conquistas inesperadas em tão pouco tempo como no caso das vacinas. 

Contudo, nesse cenário tão diferenciado, o meu olhar é de humanidade, aprendizado, resiliência, esperança e muita fé. 

Mensagem de otimismo:

– Deixe uma mensagem: Uma coisa é certa: devemos continuar; recomeçar, se for preciso, e acreditar que tudo passará. Esperança e confiança em novos tempos. 

Designer: Eliabe de Souza      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress