
Dr. Lauro Magalhães – Advogado
Perfil
O que o motivou a escolher o Direito e como essa escolha influenciou sua trajetória profissional?
A razão de estudar Direito foi movida pela ideia ligada à necessidade de proteção de alguns direitos, e hoje percebo que a sociedade organizada não poderia viver sem a ciência jurídica exatamente porque o Direito serve à sociedade e é altamente mutável. O que hoje é protegido pela legislação ou pela jurisprudência, há 5 décadas era crime ou imoral. A vida é assim, mutável, como precisa ser o Direito.
Na sua visão, qual é o maior desafio da advocacia hoje e como os profissionais podem se preparar para enfrentá-lo? Na atualidade, o grande desafio da advocacia consiste na capacidade da manutenção de uma coesão entre a cientificidade do Direito e a fragilidade da “era digital”, em que o uso da inteligência artificial tem provocado distorções acerca da ciência jurídica, bem como formatado o perfil de profissionais a partir
de uma vitrine – as redes sociais – sem que estes tenham, na verdade, conhecimento do Direito.
Quais habilidades considera essenciais para um advogado que deseja se destacar no mercado atual?
Conhecimento do Direito, da gramática da língua portuguesa, boa desenvoltura social e disposição para atuar no dia a dia do foro ou mesmo nas repartições administrativas, haja vista que o Direito não se aplica apenas no contencioso, havendo hoje diversos atos que podem ser feitos na via administrativa, como inventário, divórcio, usucapião etc., a chamada desjudicialização.
Como você enxerga o impacto das novas tecnologias no exercício da advocacia e na relação com o cliente? Como dizia Elis Regina, “o novo sempre vem”. Contudo, é necessário haver um juízo crítico e de valor acerca destas ferramentas, que, na verdade, devem ser usadas como instrumentos, ou seja, meios para aprimorar o exercício da advocacia, e não como forma de substituir o pensamento humano em situações que exijam tomadas de decisões estratégicas em favor do cliente, visando preservar a sua vida e/ou o seu patrimônio. O cliente tem que ser mantido sempre em uma posição de segurança e muita das vezes a capacidade de um advogado é maquiada pela boa performance nas plataformas digitais e não pelo que ele realmente domina em relação à prestação de serviços executada na causa que lhe foi confiada.
Que conselho daria para quem busca orientação jurídica e não sabe por onde começar? Na cidade os profissionais sérios são conhecidos e aqui vai um ditado antigo: A melhor propaganda é a do cliente. Então, as referências vindas de clientes ou mesmo colegas de trabalho são sempre as mais confiáveis. Embora as redes sociais sejam uma vitrine, todo aquele que necessita de uma assessoria jurídica deve procurar por profissionais sérios e respeitados no meio jurídico local.
Quem é Lauro?
Lauro, enquanto profissional, é workaholic e procura fazer sempre o melhor para o seu cliente, mesmo sabendo que o Direito é uma ciência de meio (não podemos garantir resultados). Como pessoa, é um sujeito reservado e que ama a família e os amigos; adora viajar, gastronomia, vinhos, arquitetura e arte.
Como administra a sua rotina diária? Pauto minha vida por uma rotina e por agenda; sou rigoroso com horário e procuro sempre estabelecer critérios de urgência na adoção de qual medida tomar para, com isso, racionalizar o tempo e as ações.
O que faz para descansar? Viajo, vou para minha casa de campo em Monte Alegre, assisto séries, leio livros e cuido das minhas plantas.
Bate-bola: Dr. Lauro Magalhães: Advocacia, Ética e Visão Humanista
Um lugar que você ama visitar? Buenos Aires
Comida que te traz conforto na hora? Qualquer prato cuja base seja bacalhau
Qual música sempre te anima? As de uma banda inglesa chamada Mumford & Sons
Hábito do qual você não abre mão? Ir à academia
Sonho que ainda quer realizar? Conhecer todo o Reino Unido
Um filme que você sempre reassiste? Uma série, na verdade: Downton Abbey
Qual é o melhor momento do seu dia? A manhã
Talento que poucos sabem que você tem? O de cozinhar
Palavra que te define hoje? Lealdade
Cor que representa seu humor? Azul marinho
Algo simples que te faz muito feliz? Uma casa organizada
Dia ou noite? Dia
Medo que você já superou? A morte
Livro que marcou sua vida? O Holocausto Brasileiro, da Daniela Arbex
Aplicativo que mais usa? Instagram
Mania que te acompanha? O perfeccionismo
Cheiro que te traz boas lembranças? O de terra molhada
Viagem dos sonhos? Andar por toda a Itália
Objeto que você não vive sem? Relógio
Se pudesse ter um superpoder, qual seria? O da invisibilidade
O que te faz rir? Estar com quem eu amo nos momentos que eu mais preservo, que são todos aqueles de intimidade
Seu maior vício do bem? Acordar cedo
Pessoa que te inspira? A finada Rainha Elizabeth II
Melhor conselho que você já recebeu? Não mantenha no seu presente quem não estará contigo no seu futuro
Religião: Catolicismo
Deus: A força universal que tudo rege
Deixe uma mensagem: Apesar de o presente ser a única certeza que temos, não podemos deixar de construir, ao longo da caminhada, o futuro que desejamos, seja ele pessoal, profissional, material e/ou espiritual, sempre certos de que sem amor, paciência e perseverança nada será possível. Tudo que é bom leva tempo para ser construído e é na caminhada que a vida se faz.
Obrigada aos patrocinadores: Rad Med, Conscam, Rede de Postos Mariana, Oculare Dra. Eliane Brasil e Dr. Leonardo Barbosa, Ville Turismo, Marmoraria Campista, Ponthion, AFL Contabilidade e Dr. Filipe de Souza.












