Coluna especial: como a vacinação nos protege?

COMO A VACINAÇÃO NOS PROTEGE?
Esta foi a pergunta que fiz para os meus convidados da semana. Estamos passando por um período pra lá de difícil, confuso, com muita informação e tenso em relação ao que fazer e pensar.

A única certeza é que estamos no mesmo “barco” e que precisamos cuidar, e muito, da nossa saúde. Para facilitar o nosso entendimento sobre este assunto tão importante, convidei alguns médicos conhecidos e formadores de opinião na cidade de Campos dos Goytacazes para falarem sobre a proteção que a vacina oferece. 

 Vânia Carvalho

Dr. Fabrício Zacarias – Médico Neurocirurgião

Com a vacinação vem a imunidade. Se somos infectados não apresentamos sintomas ou eles são brandos, reduzindo a gravidade, as complicações da doença e a necessidade de tratamento em hospitais. Outra grande esperança com uma vacina é a redução ou a erradicação da enfermidade.  Se a maioria da população está imune, a doença não se espalha. Para a gestão pública a vacina deve ser encarada como investimento, visto que contribui para a qualidade de vida e isso impacta positivamente na economia e geração de renda.

Dr. Roney Louvain – Médico Otorrinolaringologista

A vacina não protege somente a nós, mas também a todos aqueles que amamos. Com mais pessoas vacinadas, menor a propagação do vírus, o que é extremamente vital para a população que não pode fazer uso da vacina, como as gestantes e alérgicos, por exemplo. Ademais, com uma menor circulação do vírus, o sistema de saúde tende a desafogar, liberando vagas para que as demais urgências também sejam atendidas. Vacine-se!

Dra. Ligia Alexandre – Psiquiatria & Saúde Mental

As vacinas funcionam induzindo a imunidade de vírus e bactérias causadoras de algumas doenças, já que estimulam o organismo a produzir anticorpos. Ao se instalar no corpo, o sistema de defesa é reativado pelo nosso sistema imunológico, fazendo com que a ação do vírus e bactérias seja limitada ou totalmente eliminada antes que a doença se instale totalmente.
Em tempos de pandemia pelo novo Coronavírus é importante manter em dia a vacinação de rotina, pois é uma forma simples, segura e eficaz de proteção contra doenças que podem até ser fatais.

Dra. Bernadeth Wagner Barros – Médica Pediatra

É bem conhecida a proteção desenvolvida numa pessoa que faz uso de uma vacina. A vacina, que contém microrganismos com virulência bastante diminuída, ou ainda partículas não infectantes desses agentes infecciosos, induz a produção de elementos de defesa (anticorpos), fazendo a proteção. Assim, a pessoa não adquire a doença ou a apresenta de maneira muito menos grave do que se contaminado pelo microrganismo na sua forma natural (selvagem).

Espero que curtam a leitura desta página especial; espero vocês na próxima semana com mais um novo tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com uma médica

Entrevista com uma médica – Maria Luiza Serafim Perfil: – Qual a sua formação profissional? Médica formada pela FMC, pediatra e especialista em psiquiatria da

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress