Olá, amigos. Vamos falar de mesa posta? Então o tema hoje são copos, taças e xícaras. Você sabe qual é o copo correto para cada tipo de bebida? E a xícara? Sabe como manuseá-los corretamente? Se não sabe, não tem problema. O Blog da Vânia vai te ensinar.
Copo de mesa
Há 5 copos considerados copos de mesa, pois servem para bebidas que acompanham as refeições. Eles são: taça de água (ou suco e refrigerante), taça de vinho tinto, taça de vinho branco e taça de licor. O licor pode ser servido na sala, mas há pessoas que preferem servi-lo à mesa, por isso, ele tanto pode ser usado na mesa como no bar. Aliás, os copos de mesa podem ser utilizados no bar, também.
Segurando taças
Seguramos as taças pela haste, nunca no corpo do copo, principalmente se o conteúdo for vinho. Isto porque a temperatura quentinha de nossa mão rapidamente aquece a bebida, que deve ser servida geladinha.
Copo de bar
Estes copos são usados apenas no bar pois não acompanham refeições, mas iscas. São utilizados para whisky, caipirinha, margherita, coquetéis de fruta, cachaças e muito mais.
Taças de Champagne
São duas taças: flute e cálice. A flute é estreita e alta, para preservar o borbulhar dos espumantes. Já o cálice, curto e largo, é ideal para quem prefere sentir o agradável aroma da bebia.
Xícaras
Essas são bastante conhecidas. Temos xícaras de chá (as maiores), as de café (as menores) e as de cappuccino (finas e compridinhas). Dê um jeito de baixar esse dedinho mindinho porque é deselegante coloca-lo para cima. Quem te contou que é chique te enganou. Se você vai tomar o cafezinho no sofá, não deixe o pires na mesa de apoio. Traga os dois juntos.
E aí, pessoal. O que acharam das dicas da professora de etiqueta Débora Batista?
Aguardo os comentários 🙂