Entrevista com uma médica endocrinologista – Dra. Laura Barra
PERFIL:
Qual a sua formação profissional?
Sou médica, formada pela Faculdade de Medicina de Campos em 2006. Após isso, me especializei em Endocrinologia, Metabologia e Diabetes pela Faculdade de Ciências Médicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto, na UERJ, de 2008 a 2010. Em 2013, fui aprovada na prova de Título de Especialista em Endocrinologia e conquistei o Título de Especialista em Endocrinologia pela AMB (Associação Médica Brasileira).
Resuma a sua trajetória profissional.
Então, aos 18 anos, ingressei na Faculdade de Medicina de Campos, mais por incentivo do meu pai, que sempre sonhou em ter uma filha médica. Embora, inicialmente, eu não tivesse certeza se essa era minha vocação, logo no início da faculdade comecei a me apaixonar pela medicina e a perceber que estava no lugar certo, fazendo algo que me faria muito feliz.
Sobre as aulas: entrevista com uma médica endocrinologista
Quando tive aulas sobre fisiologia endócrina, me encantei pela matéria, o que me fez ter a certeza de que Endocrinologia seria minha especialidade. Então, aos 26 anos, me mudei para o Rio de Janeiro para me especializar no Hospital Universitário Pedro Ernesto.
Lá, aprendi com os melhores médicos e professores, o que me transformou na endocrinologista que sou hoje. Sou extremamente feliz e realizada tanto na minha profissão quanto na minha especialidade.
O que a sua especialidade trata?
A Endocrinologia é uma especialidade médica que cuida das doenças relacionadas ao metabolismo e aos hormônios. Entre as condições mais comuns tratadas, estão a Obesidade, o Sobrepeso, o Diabetes, alterações nas taxas de Colesterol e Triglicerídeos, distúrbios da menstruação, doenças da Tireoide, da Hipófise e das glândulas adrenais, além de alterações no período da Menopausa, distúrbios do crescimento, deficiência de Testosterona em homens, Osteoporose, entre outras.
Quais as maiores queixas de quem procura seu consultório?
As maiores queixas de meus pacientes estão, principalmente, relacionadas a problemas com peso, como Obesidade e Sobrepeso. Além disso, queixas frequentes dizem respeito aos sintomas da Menopausa, um período muito difícil para algumas mulheres, que resulta em queda significativa da qualidade de vida. Queixas relacionadas ao Diabetes também são bastante comuns, visto que essa doença tem alta prevalência no Brasil e no mundo.
Fale sobre sua família.
Amo minha família e sempre recebi total apoio dos meus pais em relação às minhas escolhas. Meu pai faleceu cedo, aos 62 anos, mas sempre tive muito orgulho de ser filha dele. Ele foi um “paizão” em todos os momentos e sempre me incentivou a ser forte, independente e uma mulher de sucesso. Sou muito grata a ele, e também à minha mãe, que sempre foi meu porto seguro, e às minhas irmãs, que estiveram ao meu lado em todos os momentos.
Sou casada com Alexandre há 16 anos. Ele é meu marido, companheiro de toda uma vida e além disso um excelente Clínico Geral, que realmente se importa com a saúde e o bem-estar de seus pacientes. Juntos, temos nossa filha Isabela, que é minha razão de viver e o maior presente que a vida me deu. Ela é o meu grande e eterno amor, o maior amor do mundo.
Descreva Laura.
Sou uma pessoa simples, amorosa e dedicada. Às vezes, sou um pouco indecisa (sou libriana), mas, quando quero algo, ninguém me segura. Já dancei ballet, fiz 9 anos de piano clássico e sempre fui boa aluna na escola. Sempre fui muito estudiosa. Amo ser médica e me cobro constantemente para estar sempre atualizada na minha profissão. Atualmente, sou médica, esposa, mãe, mãe de pet, dona de casa, filha, irmã e amiga, e busco dar o meu melhor em cada uma dessas funções.
O que costuma fazer nas horas vagas?
Nas minhas horas vagas, adoro levar minha filha para passear, além disso gosto de ver filmes e, quando tenho a oportunidade, amo viajar.
BATE-BOLA:
– Imperdoável – certamente a traição
– Te faz rir – Paçoca (meu cachorro) e Isabela (minha filha) juntos
– Te deixa sem graça – elogios
– O que te impressiona – o pôr do sol
– Melhor amigo (a) – minha mãe
– Fofoca é… falta de um serviço
– Inseparável – minha filha
– Programa de TV preferido – série Friends
– Ser educado é… fundamental
– Saudável – alimentação
– Lembrança agradável – momentos com meu pai
– Preferência musical – rock anos 80
– Ser diferente é… o caminho para o sucesso
– Dinheiro é bom para… ter conforto, viajar e comemorar em grande estilo datas importantes
– Maior mentira que já ouviu – água com gás dá celulite
– Segredo para ser feliz – por certo aceitar as pessoas como elas são, passar tempo com os amigos e família e ser paciente.
– Ainda pretende realizar este ano – curso de atualização em Menopausa
– Teatro ou cinema – cinema
– O que te faz rir na TV – séries de comédia
– Maior emoção – com toda a certeza o nascimento da minha filha
– Não acredita – em sorte
– Não sai de casa sem… passar perfume
– Religião – católica
– Deus: nos ama e sabe de tudo o que realmente precisamos
– Por fim deixe uma mensagem: as pessoas estão vivendo cada vez mais, estão chegando aos 80, 90, 100 anos de idade. Mas a grande questão é: como você quer chegar nesta idade? Cuidar da saúde nunca foi tão essencial.
As pessoas estão entendendo que não basta só viver, é preciso viver com qualidade de vida. E sendo assim, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, viver num ritmo menos acelerado, cuidar da saúde mental, aproveitar tempo com os amigos e família, tudo isso é necessário para quem quer viver bem, e não apenas viver. O auto-cuidado é um ato de amor próprio.
Então, o que acharam da entrevista com uma médica endocrinologista?