
Dra. Carla Abreu Soares – Dentista
Entrevista:
A pandemia mundial de Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alterou a rotina dos brasileiros, fazendo com que a partir de então todos passassem a viver e se adequar perante a essa nova realidade.
Isolamento social, uso de máscara e cuidados redobrados com a higiene tornaram-se uma rotina constante no dia a dia. Nesse novo panorama, manter uma boa higiene bucal é também fundamental para a prevenção de doenças, afinal umas das portas de entrada do vírus é a boca.
Os cuidados com a preservação da saúde bucal se tornam de suma importância.
Fale qual a sua especialidade e o que ela trata.
Aqui em meu consultório trabalho com as especialidades de Ortodontia, Prótese e Harmonização Oro Facial.
Na Ortodontia são realizados tratamentos de prevenção e correção das desordens quanto aos problemas de crescimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.
A Prótese Dentária é a especialidade que visa reconstruir os dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes, com o objetivo de manter a função, saúde e a estética.
Quais os procedimentos oferecidos em seu consultório?
Além dos procedimentos na área de ortodontia, e na área de prótese dentária, também atuo na área de harmonização orofacial.
Atualmente, a Odontologia está expandindo em uma forma rápida. Antes estava apenas relacionada a tratamentos odontológicos, mas, com as evoluções odontológicas, ela caminha lado a lado com a estética, não se restringindo apenas aos dentes, mas tratando o paciente em relação a sua face como um todo.
A estética orofacial, tornou-se uma realidade nos consultórios odontológicos, onde dentistas capacitados, se encontram aptos para tornar a face mais equilibrada e harmonizada, sem interferir nas funções básicas da cavidade oral, afinal, nos dias de hoje muitos pacientes desejam além de um sorriso bonito, ter um rosto mais harmônico.
O que mudou em sua rotina de trabalho neste período de isolamento?
Frente a esta nova realidade, em meu consultório odontológico foram reforçados todas os protocolos de desinfecção e biossegurança, conforme preconizados pelo Conselho Federal de Odontologia.
Num primeiro momento os atendimentos eletivos foram suspensos, sendo realizados exclusivamente os atendimentos de urgência e emergência. À medida que normas de flexibilização foram adotadas, os tratamentos ortodônticos, assim como os demais, foram sendo retornados, seguindo várias adequações.
As seguintes medidas foram adotadas:
- Anamnese inicial realizada no momento da marcação da consulta, onde é avaliado a presença de algum sintoma de relacionado aos da Covid-19;
- As consultas passaram a ser marcadas em horários bem espaçados, com uma diminuição de pacientes marcados por turno;
- Na sala de espera dispomos de álcool em gel, e o paciente é orientado a lavar as mãos antes de entrar para o atendimento;
- Fornecimento de solução de peróxido de hidrogênio a um por cento, para bochecho antes do atendimento;
- Uso de todos os equipamentos de proteção individual, conforme protocolos preconizados;
- Atenção redobrada no manuseio de moldes e modelos, assegurando a sua desinfecção correta;
- Limpeza e desinfecção de todas as superfícies entre um atendimento e outro;
- Cumprimentos como beijos e apertos de mão são evitados durante a consulta.
Sempre finalizo pedindo ao meu entrevistado que deixa palavras de otimismo para os meus leitores.
Vivemos um novo tempo, confrontando um inimigo novo e experimentando uma realidade nunca vivida, que requer adequações como medidas de prevenção e segurança.
O novo normal, na verdade, seria a proposta de um novo padrão de hábitos que possa garantir a nossa sobrevivência. Toda mudança gera medos, inseguranças, incertezas, pois ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, porém não podemos deixar tais sentimentos nos abater.
Devemos seguir firmes, com a certeza de que tudo isso irá passar.
Fé em Deus, sejam fortes, se cuidem, usem máscara, lavem as mãos, pois vai ficar tudo bem!
“Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre!”
E aí, gostaram da entrevista? Compartilhe com os amigos 🙂












