8 plantas fáceis de cuidar

​Eu sempre gostei de plantas, mas de plantas fáceis de cuidar. Não tenho paciência e nem muito tempo para dar atenção para aquelas plantas que são muito delicadas. O que eu sei que não é diferente para muita gente, né?!

É claro que quando estou em casa em um dia de feriado, ou em um final de semana, paro e dou atenção a elas. Mexo na terra, porque não pode ficar muito tempo sem dar aquela “fofada”, acrescento sub-extrato, tiro os matinhos que porventura apareçam, troco as que estão crescendo de vaso, molho bem as folhas para tirar a poeira que fica enfeiando, ou seja, dou aquele trato.

Como esse tempo disponível não é sempre, escolho aquelas que não precisam tanto de água e se viram bem em qualquer ambiente ou temperatura. Aqui em casa, por exemplo, preciso que minhas plantas resistam bem ao sol, porque a casa é para o poente e na beira da piscina também é quente e elas precisam aguentar o calor. Aí já viu, né? Como eu posso ter plantinhas delicadas? Até gosto, mas sem chances.

Mas não foi uma tarefa fácil não. Tivemos aqui profissionais de horto que colocaram plantas que jamais poderiam estar no ambiente de calor e elas duraram apenas o tempo que elas aguentaram. Uma crueldade, porque gastamos dinheiro a toa e as plantas morreram.

Agora que já estamos mais atentos, falo nós porque Ralph curte bastante ter plantas e cuidar também, escolhemos sempre aquelas fáceis de cuidar e bastante resistentes para dar a dica para vocês.

8 plantas fáceis de cuidar

Palmeira-Areca

Esta daqui de casa está no chão com 5 metro

– A Palmeira-areca é umas das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. Pode ser colocada no vaso, que mantem um tamanho médio ou no chão que chega a alcanças 9 metros.

Palmeira Fênix

– A Palmeira Fênix é ideal para ambientes externos, ela gosta de sol pleno. No entanto, é possível cultivá-la temporariamente em ambientes internos, em vasos, desde que sejam bem iluminados, ou à meia-sombra, em locais abertos. No vaso, atinge de 2 a 3 metros de altura. Resistente ao frio, a planta necessita de solo úmido, com regas constantes.

Palmeira Ráfia

Optei por colocar a minha no vaso

– A Palmeira Ráfia, também conhecida como Palmeira Ráfis, tem crescimento lento e é adequada para cultivo em vasos em ambientes internos bem iluminados. No vaso atinge cerca de 2 metros de altura. A umidade do solo deve ser constante, porém, sem encharcamento. Custa em média R$ 10 por haste.

Cica


Esta que está no meu jardim da frente já tem uns 8 anos

– A Cica Também conhecida como Sagu, tem crescimento lento e pode ficar a pleno sol ou à meia-sombra (com luminosidade, mas sem exposição direta aos raios solares). A Cica se adapta melhor em áreas externas, mas pode ficar em áreas internas respeitando a luminosidade. O ideal é regar apenas a terra no entorno da planta e só colocar água novamente quando a terra estiver seca, pois a espécie não tolera o excesso de umidade.

Espada de São Jorge

– A Espada de São Jorge por ser super resistente e conhecida por afastar às energias negativas. É também uma planta difícil de matar. Suas folhas longas e pontiagudas necessitam de pouca água e há quem diga que resistem até 20 dias sem um gole.

Zamioculcas

São muito fofas, né?!

– A Zamioculcas são resistente à ausência de água (mas não ao excesso dela), as Zamioculcas crescem na sombra e não precisam de poda. Basta regar uma ou, no máximo, duas vezes por semana.

Suculentas

Adoro esta tonalidade das minhas

– As Suculentas são famosas por serem as mais fáceis de cuidar, de forma geral, exigem um ambiente com bastante luz natural. Mas é só. Quanto à água, elas não só precisam de pouca, mas também aguentam bem eventuais esquecimentos.

Aspargos-Pluma

– As Aspargos-Pluma são bem fáceis de cuidar. Basta deixa-lo sob sol e não se preocupar com mais nada. Essa é uma planta que pega fácil, resiste ao sol e à chuva, não exige podas e precisa de pouca água.

E aí, vocês gostaram da minha seleção? Espero ter ajudado 🙂

Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress