​Removendo a maquiagem e hidratando a pele

​Saiba como manter o rosto limpo e bem cuidado e tire suas​ principais dúvidas sobre o assunto.

Crédito da imagem: garnierusa.com

Em meio a correria do dia a dia fica difícil manter toda uma rotina de​ cuidados faciais. Não é mesmo?
Mas saiba que reservar um pequeno tempo diariamente, sobretudo pela manhã e no fim da noite, pode contribuir muito para manter sua estética facial atraente, prevenindo o envelhecimento precoce.
Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura até o fim!

Por que é importante remover a maquiagem?

Muitas mulheres passam o dia com maquiagem e de noite ficam com preguiça de retirá-la, dormindo com os produtos no rosto.
Mas por que é importante retirá-los, afinal? Quando não limpamos a pele no final do dia, ela fica com acúmulo de resíduos – seja de maquiagem ou de partículas provenientes do próprio dia a dia. Tais resíduos obstruem os poros, favorecendo o aparecimento de marcas de envelhecimento, cravos, espinhas, rugas e linhas de expressão, comprometendo toda a estética facial.

Além disso, existem outros motivos para retirar a maquiagem do rosto, como:
 Dormir com maquiagem desidrata a pele e prejudica sua luminosidade;
 A falta de limpeza do rosto potencializa o envelhecimento precoce;
 A pele pode ficar mais sensível e irritada com o acúmulo de impurezas;
 Os cílios podem ficar enfraquecidos pelo uso do rímel e
sombra durante a noite.

Por este motivo, ter hábitos de higienizar o rosto, retirar a maquiagem e hidratá-lo em seguida são essenciais para manter a pele saudável e bonita, contribuindo para o rejuvenescimento facial.

Qual a importância de hidratar o rosto, afinal?

​Assim como remover a maquiagem é essencial, hidratar o rosto e fazer o uso de protetor solar também são hábitos imprescindíveis!

Além da exposição solar, uma pele desidratada é uma das principais causas do envelhecimento precoce, deixando-a com aspecto enrugado e cheio de linhas de expressão.

A falta de hidratação interfere em todos os processos de renovação celular e produção de colágeno, responsável pela sustentação facial.  

Mas então, no que consiste a hidratação? Quando passamos​ um creme para hidratar o rosto, estamos repondo moléculas ou​ retendo partículas de água nas camadas superficiais da pele (derme e epiderme).

Assim, a pele fica mais protegida contra os agentes externos que podem causar problemas como dermatites e ressecamento facial, além de aparentar mais maciez, brilho natural e estética agradável.

Passo a passo para cuidar do rosto, removendo a maquiagem e​hidratando a face:

1- Faça a “pré-remoção:

Antes de fazer uso de qualquer produto para retirar os resíduos e impurezas da pele, faça uma breve higienização com lenço umedecido específico para a região do rosto. Além de ser refrescante, o lenço ajuda a hidratar sua pele e retirar o excesso de​ maquiagem e impurezas dela.

2- Aplique o demaquilante:

O demaquilante é um produto indispensável para remover a​ maquiagem. Você pode optar pela versão que melhor se adaptar as​ suas necessidades, sendo líquida, creme, mousse ou em forma de lenços de limpeza.

Ainda, é possível escolher um produto que seja específico para seu tipo de pele: seca, oleosa ou mista, não prejudicando a oleosidade ou secura do rosto.

Tenha atenção especial com o demaquilante na área dos olhos, pois essa região é bastante sensível. É indicado o uso de um produto bifásico ou de um leite demaquilante próprio para a região.

3- Cuide da área dos olhos com atenção:

Além da área dos olhos demandar atenção especial ao uso do​ demaquilante específico, tome cuidado com a remoção da máscara​ de cílios. O rímel geralmente costuma ser uma das maquiagens​ mais difíceis de se eliminar, por isso, retire-o com um algodão​ levemente úmido, fazendo movimentos de cima para baixo nos cílios.

Essa etapa funciona como uma “pré-remoção” do rímel.
Depois te tirar esse excesso, aplique um demaquilante para limpar​ bem (de preferência para a área dos olhos, como já citado​ anteriormente).

Se o seu rímel for a prova d’água opte por um demaquilante à​ base de óleo, que facilite sua remoção e evite a queda dos cílios.

4- Realize a lavagem completa do rosto

Depois de seguir esses passos de limpeza, lavar o rosto é​ fundamental para que a água fria possa ativar a circulação da​ região e vedar os poros.
O indicado é fazer uso de um sabonete líquido específico para​ o rosto, de preferência texturas leves, com pH neutro e apropriadas​ de acordo com seu tipo de pele.
Após a lavagem, pode-se aplicar um tônico (para qualquer​ tipo de pele) ou um adstringente para uma limpeza com melhor​ resultado.

5- Hidrate a pele

O passo final para cuidar do seu rosto é a hidratação. Utilize​ um hidratante para a pele que seja específico para seu tipo de pele.​ Como sempre, tenha atenção especial para a área dos olhos, que​ demandam cremes específicos, como redutores de olheiras ou​ antirrugas.

Pessoas com cicatrizes de acne podem optar por versões​ hidratantes com formulação específica para tratar tais marcas. Além​ disso, vale lembrar que as manchas podem sempre ser tratadas em​ associação de procedimentos dermatológicos com procedimentos​ estéticos, potencializando os resultados.

Além disso, prefira produtos específicos para cada parte do​ dia. Durante o dia, prefira versões com proteção solar associada. O​ recomendado são protetores com pelo menos FPS 30, mas peles​ mais claras, com manchas, sensíveis, ou em tratamentos​ específicos, necessitam de maiores fatores de proteção solar.

Para a noite, utilize hidratantes específicos com propriedades​ calmantes e relaxantes (existem várias versões deles no mercado).

O recomendado é sempre espalhar o hidratante realizando​ movimentos circulares, promovendo a ativação da circulação local.

Outras considerações importantes

Viu como é possível manter o rosto saudável e esteticamente​ bonito?

Basta reservar uns minutinhos do seu dia para dedicar​ cuidados especiais para essa área tão importante que funciona​ como nosso “cartão de visita”.

Para potencializar os resultados estéticos e promover maior​ harmonização facial, lembre sempre que é possível associar​ cuidados básicos a outros procedimentos estéticos (inclusive​ minimamente invasivos) que prometem excelentes resultados.

Gostou do conteúdo de hoje sobre remoção da maquiagem e hidratação facial? Comente logo abaixo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress