
Dr. Murilo Pourbaix – Advogado
Perfil:
– Qual a sua formação profissional? Advogado formado pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU – antiga Faculdade de Direito de Campos) / Pós Graduado em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Fluminense / Pós- graduando em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
– Em que momento você decidiu seguir a carreira? No segundo ano do ensino médio eu já olhava para o Direito de maneira diferenciada, pois sempre tive facilidade na área de humanas, além de ser um leitor assíduo. Então, posso dizer que foi mais ou menos nessa época que optei pelo curso.
– Qual a sua área de atuação? Hoje atuo exclusivamente como advogado previdenciarista (Direito Previdenciário), tanto na parte de Regime Geral (INSS), como no RPPS (Regime Próprio de Previdência – Servidores Públicos Estatutários).
Além disso, ministro aulas no curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário no Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), antiga Faculdade de Direito de Campos.
– Quais as maiores dificuldades e desafios da profissão? Um dos maiores desafios é se manter atualizado, especialmente na área previdenciária, onde o arcabouço jurídico que rege a matéria é praticamente infinito e muda quase que diariamente.
– Quais as vantagens de ser um Advogado? Fora os honorários (rrsrsrsrsrsr), a maior vantagem na advocacia é ver o seu cliente realizado. Dentro da advocacia previdenciária consigo mudar a vida das pessoas para melhor e agradeço todos os dias por isso.
– Qual a principal característica que uma pessoa deve ter para exercer a profissão de Advogado? Perseverança.
– O que gostaria de dizer aos colegas de profissão? Na advocacia, especialmente no início da carreira, as dificuldades são enormes; porém, não podemos nos deixar abater. Todas as dificuldade são vencidas com suor, trabalho e estudo, e, com o tempo, o reconhecimento e as demais recompensas certamente virão.
– Como é o seu dia a dia? Todos os dias (exceto fins de semana, pois também sou filho de Deus), acordo às cinco da manhã, faço minha natação ou musculação de 06:30 às 8:00 e vou para o escritório.
Na rotina de advogado previdenciarista temos poucas audiências, porém inúmeras petições. Divido o dia entre elas, o estudo (que é diário) e o atendimento aos clientes.
Após uma rotina de 10 horas de trabalho por dia, mesmo cansado, vou para casa para ver, brincar e cuidar do maior tesouro que a vida me deu: minha filha Catarina!
– Fale sobre a sua família. Sou casado desde 2015, embora o meu relacionamento com minha esposa tenha se iniciado quando tínhamos 17 anos!
Como hoje tenho 32 anos, ela já me aguenta há 15 anos. Como disse, tenho uma filha humana, mas não posso deixar de citar as minhas filhotas caninas, Amora e Oprah!
– O que faz nas horas vagas? Pratico karatê, cuido das minhas cachorras e das minhas plantas, vejo todas as corridas de carro/moto que passam na TV (especialmente Fórmula-1, que assisto em São Paulo desde 2015), aos jogos do Flamengo e à maioria das partidas de futebol de campeonatos europeus. Minha esposa diz que se estiver passando corrida de carrinho de rolimã eu paro para assistir! rsrsrs
Bate-bola:
– Não tem paciência com… falta de educação
– Momento atual: grato
– O que te deixa sem graça: elogios.
– Mulher elegante: Andresa Hauaji (minha esposa) e minha mãe.
– Time: FLAMENGO!
– Ainda te assusta: violência
– Insuportável: falsidade
– Momento que marcou: nascimento da minha filha (se o Flamengo ganhar a libertadores…)
– Campos: cidade onde nasci e que me deu oportunidades.
– Seu momento profissional: em evolução
– Bebida preferida: whisky
– Não bebe: vodka
– Não dorme sem…tomar banho.
– O que mudaria em você: ser menos ansioso
– Se pudesse voltar no tempo o que faria diferente: não me arrependo de nada. O que passou, passou.
– Se não fosse advogado seria…piloto de avião de caça ou de fórmula 1 (rsrsrs)
– Qual o seu lema: ajude a levantar, não a derrubar.
– Injusto: desigualdade
– Felicidade é…voltar para casa e tirar férias
– Família: tudo
– Pessoa importante: família e amigos
– Se defina em uma palavra: perfeccionista
– Religião: católico
– Deus: guia.
– Deixe uma mensagem: em tempos de virtualização de relações, não nos devemos esquecer do que é principal em nossas vidas: Deus, família e amigos. Persevere, pois colhemos exatamente o que plantamos.
Fotos: Fernando Cerqueira












