
Neste post entrevisto os dentistas Raquel e Carlos Drumond Coutinho na Folha Estilo especial da semana
Entrevista:
Como dentista, com tantos anos de experiência, fale sobre o que é ortodontia e sobre a odontologia nos tempos atuais.
A ortodontia é uma especialidade da odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.
Quando a ortodontia é indicada?
-Falta de espaço e acomodação dos dentes;
-Mordida profunda, aberta ou cruzada;
-Pacientes que respiram pela boca;
-Dentes tortos;
-Diastemas(espaço entre os dentes)
-Dificuldade na mastigação e na fala;
-Alteração na proporção entre os maxilares.
Devo lembrar, que as alterações ósseas já podem ser analisadas desde criança. Então o quanto antes você procurar um ortodontista melhor.
Como ficou a rotina de atendimentos?
À princípio todos nós demos uma pausa nos atendimentos. Mas, se tratando de saúde, é inviável parar por um período muito longo; as pessoas precisam de atendimento odontológico.
Por se tratar de um ambiente clínico e cirúrgico, o consultório odontológico não teve muita mudança. Até porque sempre tivemos muita atenção com essa questão de esterilização, tanto dos instrumentos como do ambiente.
Mas é lógico que algumas medidas tivemos que tomar. A rotina teve alterações como por exemplo: evitar aglomeração na sala de espera, uso de máscara por parte do paciente, álcool gel, atendimentos religiosamente com hora marcada, tapete de chegada embebido em solução esterilizante, também pedimos aos pacientes que não se atrasem para evitar encontros na sala de espera.
O que foi difícil mudar?
As pessoas pensam extremamente de forma diferente. Se adequar a esta nova realidade de máscara, álcool gel, e respeitar horários, para muitos é complicado.
Acredito que a maior dificuldade está aí, em lidar com quem ainda não acredita na situação e acha exagero nos cuidados.
Quais os cuidados com a higiene bucal nesse período?
Uma das portas principais de entrada do vírus é a boca. Não se deve descuidar da higiene bucal.
Os cuidados são o que sempre preconizamos:
Escovar os dentes 3x ao dia;
Passar o fio dental;
Usar enxaguantes bucais( dê preferência aos sem álcool e com flúor),
Escovar a língua.
Palavra de incentivo:
Estamos vivendo uma situação jamais vista em nossa geração. É natural que o medo e a preocupação surjam em nossas mentes trazendo ansiedade.
Mas a palavra é EQUILÍBRIO! Não podemos permitir que essa situação nos paralise e nos desmotive a acreditar em dias melhores.
Manter a fé é fundamental; esperança que tudo isso vai passar e sairemos vitoriosos! Quando os pensamentos ruins surgirem, buscar em oração agradecer, trazer à memória o que nos traz esperança.
Estamos vivendo um tempo de crescimento e amadurecimento; nada acontece por acaso. A humanidade precisa evoluir no amor, na empatia, na amizade e no respeito. A minha oração diária é que quando tudo isso passar a gente possa se orgulhar do que nos tornamos. Pessoas bem melhores do que antes!
– Atendimento em Campos
Edifício Lumina, 9º andar sala 910
- Atendimento em São Francisco São Francisco de Itabapoana e Travessão da Barra Cel.: (22) 99908-7066












