VAMOS FALAR DE MESA POSTA!

Olá, amigos! Aqui é a Débora Batista chegando mais uma vez no Blog da Vânia para conversar com você sobre Etiqueta e Mesa Posta. Fazer uma mesa bonita está na moda. E que moda gostosa! Sou apaixonada pelo tema há vários anos já e quero dividir algumas dicas com vocês.

O mercado hoje traz um leque de opções de capas de sousplats, jogos americanos, toalhas com estampas divertidas ou clássicas, talheres, louças e taças lindas. Não é disso que vou falar hoje. O que quero compartilhar aqui é o que deve e não deve ser feito na hora de montar a mesa. Vamos lá?

Não leve embalagens para a mesa

Tem pessoas que, para bem receber, vão à padaria mais gostosa da cidade e retornam cheias de guloseimas, com o maior carinho do mundo. Mas colocam tudo na mesa com plásticos e até com etiqueta de preço. Esta
não é a maneira elegante de servir. As lojas estão cheias de cestinhas de pão, potinhos de louça, vidro, de funny design… pra você colocar o que for necessário: biscoitos, bolos, manteigas, pastas, geleias etc.. Há produtos até que são vendidos em vidros bonitos e você pode mantê-los ali. Outros, no entanto, devem continuar na cozinha.

Tire os produtos da embalagem para levar à mesa. O pão pode ir em cestas ou tábuas.

Mesmo produtos comprados podem ganhar um toque caseiro. Decore bolos e pudins com caldas e frutas.

Levando objetos à mesa

Na hora de levar muitos copos à mesa de uma vez só, utilize uma bandeja. Nunca coloque os dedos dentro dos copos para ficar mais fácil carrega-los.

Retirando objetos da mesa

Nunca raspe os pratos com o garfo, concentrando a sujeira num deles. Isso é nojento de se fazer na frente dos convidados. Desde este serviço para a cozinha. O prato vai ficar sujo embaixo sim. Ele vai pra água,
mesmo.

Colheres e espátulas

Não deixe talheres dentro de xícaras, mas no pires sob elas. Não deixe talheres. O mesmo deve ser feito com relação ao pote da pasta. Preste atenção quando for a um restaurante self service. A comida é disposta em travessas e os talheres ficam em pratos à parte.

Não deixe a colher dentro da xícara.

Tanto a colher quanto o lixinho do chá e açúcar ficam no pires.

Restaurante correto é assim: talheres ficam em pratos, não ficam na
comida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress