Quanto de água oferecer aos nossos pequenos por dia? 

Essa é uma dúvida muito comum em meu dia a dia de pediatra. Quanto de água, nós mamães (? adoro essa nova denominação para mim?), devemos oferecer aos nossos anjinhos, principalmente nessa linda estação, O VERÃO ?

A importância da água para o bebê

A necessidade de ÁGUA vai aumentando de acordo com a idade dos pequenos. Não há substitutos à sua altura. Mesmo que você inclua outras bebidas na rotina do seu filho, a água deve ser oferecida insistentemente, afinal, ela é fundamental para um organismo saudável e equilibrado.

A saúde do seu bebê precisa de água

Por exemplo, o intestino do bebê precisa de água para funcionar adequadamente. Assim, muitas vezes a constipação intestinal do seu anjinho, pode estar associada a baixa ingesta de água. Mas, não se esqueça mamãe, bebês em aleitamento materno exclusivo, isto é do nascimento até os 6 meses, não necessitarão de água. Seu “ leitinho”já tem o suficiente para ele.

Como funciona sobre idade e qual quantidade de água ingerir

Dos 7 aos 12 meses, o volume indicado é de 800 mililitros, distribuídos em pequenas quantidades ao longo do dia. Se você amamenta seu filhinho (ou filhinha como eu), lembre-se de que o leite materno já tem água – embora seja difícil mensurar a quantidade que o bebê suga, tenha em mente que é natural não sentir sede logo depois de uma mamada. A demanda por água aumenta para 1.300 ml quando a criança completa 1 ano e permanece igual até os 3 – média que inclui de 100 ml a 150 ml de sucos naturais permitidos nessa faixa etária. Dos 3 aos 8 anos, a recomendação cresce novamente para 1.700 ml (contemplando nessa conta de 200 ml a 240 ml de sucos naturais).

A única ressalva é que servir água durante as refeições não é uma boa ideia, já que isso pode promover a distensão do estômago. O ideal é oferecê-la antes de comer ou 30 minutos depois. Nos intervalos, pode tomar à vontade, sem nenhuma restrição. Além de hidratar, ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo. 

Por Dra Danielle Porto 

Fotos: Arquivo Dra. Danielle Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress