Idiomas

Partiu Intercâmbio?

Quem nunca pensou em passar algum tempo em um país diferente?

Se isso já passou pela sua cabeça, ou tem sido um pensamento recorrente, esse post pode ser útil. Hoje, iremos conversar um pouco sobre Intercâmbio.

Com o intuito de somar vivências acadêmicas, profissionais ou pessoais, muitas pessoas têm buscado realizar o sonho de viver, ainda que por um período não muito extenso, em um outro país. A troca e ganho de conhecimento que esta experiência pode trazer são únicos. Mas, como tudo na vida, é necessário que todo o planejamento esteja muito bem feito. Como primeiro passo, é importante saber qual a melhor opção para os diferentes objetivos, e claro, orçamentos. E para definir qual seria o melhor, é interessante saber do que se trata um intercâmbio.

Quando surgiram, estas eram viagens que estudantes de lugares diferentes realizavam “trocando” de país, um com o outro, para vivenciarem o dia-a-dia de outra cultura. Hoje, esse conceito já evoluiu bastante e um Intercâmbio se tornou algo muito mais abrangente. Além de não serem mais necessários dois estudantes estrangeiros realizando esta troca, pode-se considerar um intercâmbio toda viagem na qual o foco principal de quem embarca seja adquirir conhecimentos interculturais através das experiências que irá ter neste diferente país. Seja para estudar, trabalhar ou somente viajar e viver por algum tempo imerso em outra cultura no exterior, o intercambista sempre voltará para casa com conhecimento maior do que quando embarcou.

E então, porque fazer um intercâmbio? Eis uma lista de razões frequentemente mencionadas:

Aprender ou aperfeiçoar outro idioma de maneira mais rápida e eficiente;
Imergir na cultura de outro país e entender seus hábitos e costumes;
Otimizar as férias, aproveitando para viajar e estudar de uma vez só (há opções de a partir de 2 semanas);
Valorizar o currículo com uma ou mais experiências internacionais, se diferenciando no mercado de trabalho;
Fazer novos amigos e conhecer pessoas não só do país para onde vai viajar, mas do mundo todo;
Se tornar mais independente, seguro e maduro para lidar com as mais diversas situações.
Ok. Quero que tudo isso seja parte da minha vida. Como fazer, então?

Existem opções de intercâmbio para diferentes gostos e orçamentos, bem como as diferentes faixa-etárias. Pode-se encontrar facilmente pacotes de intercâmbio para crianças a partir de 7 anos de idade, e até idosos. É também possível encontrar pacotes onde você pode somente estudar/trabalhar, estudar e trabalhar, ou apenas viajar a passeio; mas diferentemente de pacotes de viagens convencionais, o preço irá variar conforme o país e a cidade para aonde você quer ir, tipos de hospedagem, época em que se pretende viajar, quanto tempo deseja ficar e do tipo de programa do qual você quer participar.

O processo também irá variar bastante de acordo com o tipo de programa que você pretende fazer. Por isso, é aconselhável que você encontre alguma agência o consultor que irá te ajudar a encontrar a opção ideal e te orientar durante todas as etapas: antes, durante e até mesmo depois da sua viagem. Com a ajuda de um especialista, você evitará frustrações, imprevistos e poderá aproveitar muito mais essa experiência tão importante.

E como não poderia deixar de mencionar meu assunto favorito, a verdade é que, mais uma vez, o Inglês irá facilitar sua vida em qualquer que seja a sua opção, já que é um idioma universal e será compreendido na maioria dos lugares que possam ser escolhidos como destino para esta incrível experiência.

Vamos, então, estudar?! Contem conosco para auxiliar nesta tarefa. Estamos à disposição!

Lívia Campos Barcellos Pedagogical Coordinator
CNA Campos Ouvidor 22 2733-4133 22 99833-4133

Fotos: Divulgação Internet

Livia Barcellos

Escrito por Livia Barcellos

Psicóloga por formação, professora por paixão. Uma pessoa que procura estar sempre de bem com a vida, e tenta dar o melhor de si em todas as funções. Assim será minha participação aqui no Blog da Vânia, onde tentarei contribuir da melhor maneira possível e incentivar a todos os leitores que busquem novas informações e agreguem conhecimento às suas vidas. Esposa, filha, mãe (de cachorrinhos) e agora escritora. Será que dá certo? =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *