Idiomas

Os falsos cognatos

Como prometido no último post, hoje falaremos da importância em se comunicar de maneira apropriada e precisa.

Tanto em nossa língua materna, quanto em qualquer língua estrangeira, a necessidade de se fazer compreender de maneira correta é essencial para que falhas na comunicação, e até mesmo algumas gafes sejam evitadas.

Às vezes, com o intuito de rebuscar nosso vocabulário, utilizamos palavras que parecem ter um significado, mas que na realidade, possuem outro completamente diferente daquela intenção que temos. Isso pode ocorrer com maior facilidade se estamos comparando Português e Inglês.

Há diversas palavras que, por se parecer na grafia, na pronúncia ou em ambos, podem confundir e deixar aquele que está utilizando o idioma em má situação. Temos aí os Heterossemânticos, ou simplesmente, os Falsos Cognatos (em Inglês, “False Friends”).

Para que você possa enriquecer seu vocabulário e driblar os erros, segue uma tabelinha contendo alguns deles:

Mas fique ligado: Há também aquelas palavrinhas que facilitam a nossa vida!

A boa notícia é que algumas delas realmente significam o que parecem. Para que vocês possam visualizá-las e estuda-las, segue mais uma tabela:

E como dever de casa para quem quiser estudar um pouquinho, segue a última tabela; você pode completa-la com uma breve pesquisa e decidir se estas palavras são ou não false friends.

See you next week!

Lívia Campos Barcellos Pedagogical Coordinator
CNA Campos Ouvidor 22 2733-4133 22 99833-4133

Livia Barcellos

Escrito por Livia Barcellos

Psicóloga por formação, professora por paixão. Uma pessoa que procura estar sempre de bem com a vida, e tenta dar o melhor de si em todas as funções. Assim será minha participação aqui no Blog da Vânia, onde tentarei contribuir da melhor maneira possível e incentivar a todos os leitores que busquem novas informações e agreguem conhecimento às suas vidas. Esposa, filha, mãe (de cachorrinhos) e agora escritora. Será que dá certo? =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *