Etiqueta: cumprimentar de forma correta

COMO VAI VOCÊ?
Cumprimentar de forma correta é um ato de elegância. Quantas pessoas entram nos supermercados, shoppings e agências bancárias sem ao menos acenar com a cabeça para o segurança que fica na recepção?

Funcionários de serviço de limpeza são transparentes para você? Então, amigo, comece a desconfiar do seu grau de etiqueta. A pessoa verdadeiramente cordial cumprimenta a todos, independente do grau de intimidade ou da classe social.

CUMPRIMENTOS DIFERENCIADOS
É claro que não cumprimentamos a todos da mesma forma. Há diferenças de acordo com o grau de intimidade. Com os mais chegados, podemos cumprimentar com beijos no rosto.

Mas este tratamento não é aconselhado em reuniões formais de trabalho, por exemplo, onde o mais correto seria o aperto de mão.

CUMPRIMENTANDO UMA MULHER
A mulher define o grau de intimidade com que será cumprimentada. É ela quem deve estender a mão, indicando que aceita este tipo de cumprimento. Se não fizer isso, o homem a cumprimentará apena com um aceno na cabeça e com palavras: “Como vai a senhora?”

Se a mulher estiver sentada e um homem se aproximar, ela não precisa se levantar para cumprimenta-lo, mesmo que todos os demais membros da mesa (sendo homens) se levantem. Claro que, se for uma pessoa idosa ou o anfitrião da festa ou homenageado, a mulher deve ter a consideração de se levantar para o cumprimento.

SEM TOQUES
Há pessoas altamente sinestésicas que adoram o toque. Mas há aqueles que odeiam e o consideram inadequado. O correto é evitar tocar no seu interlocutor enquanto conversam. Homens, não coloquem a mão na perna da mulher que está em sua carona. Nunca!

CUMPRIMENTE COM SATISFAÇÃO
Algumas pessoas seguram uma mão de forma tão fraquinha que parecem não estar a fim daquele cumprimento. Segure com vigor e com sorrisos, demonstrando que é um prazer encontra-lo ali. Nunca cumprimente com sorrisos tortos ou irônicos. É feio, altamente deselegante, depõe contra você.

A ANFITRIÃ EM PRIMEIRO LUGAR
Já falei aqui em outras ocasiões. Cumprimente sempre o dono da festa ou da casa ao chegar num evento. Depois fale com os demais presentes.

DO MENOR AO MAIOR
É sempre o menos importante que se refere ao mais importante. O jovem ao idoso, o homem à mulher, o empregado ao patrão. Na hora da presentação, lembre-se disso.

Apresente o menos famoso ao famoso e por aí em diante. Quanto ao beijo, a pessoa mais importante toma a iniciativa, demonstrando que nível de intimidade ela aceitará. 

BEIJA MÃO
O homem elegante pode pegar a mão de uma mulher e se curvar para beijá-la. Não levanta a mão até sua boca, mas ele se curva. Porém, não encosta os lábios em sua pele dando um estalo lambuzado. Apenas aproxima. Por falar em beija-mão, uma pessoa não religiosa não é obrigada a beijar a mão de uma autoridade eclesiástica, apenas quem pactua com aquela crença.

8 respostas

  1. Gostei muito dos comentários sobre Etiqueta de cumprimentos, hoje comentei com meu esposo sobre esse assunto, mas depois fiquei com dúvidas, eu li sobre esse assunto num livro de Boas Maneiras, há muitos anos e foi muito bom e com essa pesquisa de hoje enriqueceu mais os meus conhecimentos. Sou graduada,mas aprendo muito com as pesquisas que que faço. …
    Meu e-mail:

  2. Estava numa festa sentada e um conhecido do meu marido me cumprimentou com aperto de mão. Mantive sentada e gostei de saber que fiz a coisa certa. Agradeço a ajuda! Sucesso!

  3. UMA DÚVIDA, EU E MINHA NAMORADA CHEGAMOS A CADA DE UM CASAL DE AMIGOS, O DONO DA CASA, VEIO CUMPRIMENTAR A GENTE NESSA ORDEM E SITUAÇÃO.
    ELE PRIMEIRO CUMPRIMENTOU MINHA NAMORADA COM UM APERTO DE MÃO E UM ABRAÇO, EM SEGUIDA ME CUMPRIMENTOU COM UM APERTO DE MÃO.

    ACHEI QUE FOI ERRADO,
    PENSO QUE OS CUMPRIMENTOS DEVER SER DA SEGUINTE FORMA.

    1- MINHA NAMORADA CUMPRIMENTA A DONA DA CASA E EM SEGUIDA O DONO DA CASA, APERTO DE MÃO DELE E ABRAÇO NELA.

    2 – EU CUMPRIMENTO PRIMEIRO O DONO DA CASA E EM SEGUIDA A DONA DA CASA, AMBOS COM APERTO DE MÃO.

    QUAL A FORMA CORRETA NESSA SITUAÇÃO, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE EU CONHEÇO O CASAL A MAIS TEMPO.

    1. Se um dos dois for aniversariante ou estiver comemorando algo, este deve ser o primeiro a ser cumprimentado. Como é um casal cumprimentando outro casal, ambos podem se cumprimentar ao mesmo tempo: as mulheres se cumprimentando primeiro enquanto os homens se cumprimentam e inverter.
      Se fosse apenas uma pessoa chegando ao evento para cumprimentar o casal, a senhora seria cumprimentada antes.
      O homem, ao cumprimentar a mulher, espera que ela lhe levante a mão. Se ela não fizer isso, o homem não deve apertar sua mão. O cumprimento se limita a palavras. Porém, se há amizade o suficiente e há comemorações, pode haver beijos e abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress