Entrevista da semana na Folha Estilo

Dr. Luiz Celso – Contador e Advogado

Perfil:

Qual sua formação profissional? Contador e Advogado

Sobre a vida profissional:

Faça um breve resumo sobre sua trajetória profissional – Formado pela Universidade Augusto Motta no Rio de Janeiro em 1987; nesses 32 anos de advocacia exerci várias cargos nesta área, como: de 2001 a 2015 presidi a Comissão de Direitos Humanos da OAB/Campos, fui o primeiro presidente do Conselho de Segurança Pública, onde permaneci por 6 anos, tendo sido incumbido pelo Instituto de Segurança Pública de instalar os Conselhos nos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e Macaé. Como advogado exerci alguns cargos relevantes no antigo DESIPE, hoje SEAP, e também na Secretaria de Estado Segurança Pública.
Pós Graduado em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia, Curso no Rio de Janeiro em Psicopatologia Forense, Presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais desde de 2009. Participei de vários seminários e congressos na cidade do Rio de Janeiro e em outros Estados. Tenho Curso de Segurança Pública realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Neste período de 32 anos  de advocacia, recebi algumas homenagens pelo reconhecimento do meu trabalho, como por exemplo: da Câmara Municipal de Campos, Oitavo Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil do Estado do RJ, Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Ministério das Cidades em Brasilia e outros.

Qual foi o momento que decidiu ser advogado? Tinha e tenho até hoje uma empresa de assessoria contábil e fiscal e queria algo mais, então escolhi o direito por ser uma profissão nobre, importante para o pais e a sociedade, e tinha uma admiração muito grande por advogados, pelas suas responsabilidades e atribuições. Resolvi então fazer Direito em 1983.

Como você vê a justiça em nosso pais? Com muita preocupação e tristeza, porque aquele que busca por justiça nem sempre consegue obter êxito; há uma frustração enorme, tanto da sociedade como dos profissionais de direito. A morosidade é muito grande e o momento atual que o Brasil está atravessando em relação à justiça e seus operadores é muito grave; todos estão vendo isso, então fico muito indignado com esses acontecimentos.

Quais as vantagens e desvantagens de ser advogado? As vantagens são maiores do que as desvantagens, porque fico feliz em ver o sorriso estampado no rosto de um cliente quando obtenho sucesso em uma demanda judicial, e isso é muito gratificante. Desvantagem, que no meu caso de ser criminalista, é que não tem hora nem dia, estou sempre à disposição daquele que necessita dos meus serviços, quer seja, na delegacia, presídios, tribunais e até viagens para outras comarcas.

Como anda o mercado de trabalho para o advogado? Difícil advogar neste país, principalmente em Campos. Muitos estão desistindo de procurar a justiça, uns por não ter condições financeiras para arcar com as despesas processuais e outros por não acreditar nela. Outro motivo que também está dificultando muito é a quantidade de novos advogados que estão entrando para o mercado, fazendo com que a oferta seja maior do que a procura.

Sobre a vida pessoal:

Quem é Luiz Celso? Sou uma pessoa tranquila, que busca sempre o equilíbrio e a conciliação, temente a Deus, procuro sempre estar fazendo aquilo que é correto, dedicando o máximo à minha profissão, atendendo a todos com cortesia, simpatia, respeito e honestidade. Totalmente integrado a família, feliz, sempre fazendo novos amigos e que adora viajar com a família.

Fale sobre sua família? Sempre fico emocionado quando falo de minha família, principalmente de minha esposa e filhos, pois eles são meu porto seguro, são presentes de Deus dos quais procuro cuidar, zelar e proteger. Creio que tenho uma família exemplar, melhor impossível, tudo que necessito encontro nela, principalmente minha esposa que é uma mulher incrível.

Bate-bola:

Vencedor – Ter sucesso
O que ainda te assusta? A morte
Se arrepende de algo? Desistir da carreira militar
Maior mentira – Mentir para minha mãe minha atividade profissional no Rio de Janeiro (de risco)
Time – Flamengo é claro
Bebida que não gosta – Wodka
Estilo musical – Sertanejo
Ser advogado é – Prazeroso
Mulher elegante – Minha esposa Denize
Homem inteligente – Meu pai 
Seu maior defeito – Ser teimoso
Esporte que pratica – Futebol
Mudaria em você – Ser mais razão do que coração
Palavra preferida – Solidariedade
Sucesso – Conquista
Outra profissão que gostaria de ter – Medicina
Amigo inseparável – Esposa
Detestável – Hipocrisia
Campos – Minha cidade
Saudades – Minha mãe
Não acredita – Na política do Brasil
Jamais faria – Injustiça
Religião – Católica
Deus – Tudo
Mensagem: Desconfie do destino e acredite em você; não dê importância a um passado inglório, pois à sua frente tem um futuro grandioso à sua espera.

Fotos: Fernando Cerqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress