Entrevista da semana

Aldefran Lacerda – Jornalista, Bacharel em Direito e Professor Universitário

Qual a sua formação profissional? Jornalista, Professor e Bacharel em Direito com Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades

Faça um resumo sobre a sua trajetória profissional. Em 40 anos de atividades diversificadas em várias empresas e instituições, tivemos e temos e oportunidade de desenvolver atividades em Relações Institucionais, Assessoria de Comunicação Pública (Federal, Estadual e Municipal – Poder Executivo e Legislativo)  e Privada (Empresas, Fundações, Sindicatos, Associações, Ongs…); Consultoria Pública e Privada; Planejamento e Gestão Organizacional e Planos de Contingenciamento ; Administração de Crises e Conflitos ; Elaboração e execução de Planejamento Estratégico;  Marketing & Criação;  somadas vasta experiência profissional em Comunicação Social (jornal, revista, rádio, televisão e redes sociais), principalmente no Grupo Folha da Manhã; Criação de campanhas e execução de projetos editoriais, de publicidade e lançamento de produtos, marcas e serviços ; Docência em Nível Superior, além de palestras em diversos cursos, feiras, eventos, workshops e seminários, além de orientação de projetos e monografias ; planejamento e Coordenação de feiras, eventos e inaugurações  ; cerimonial  e produção de documentários;  acrescentando planejamento e execução de pesquisas;  moderação de debates e mesas-redondas em Conferências, Congressos e Seminários 

Qual o seu trabalho atual? Há 20 anos estamos vinculados diretamente à concessionária Águas do Paraíba, do Grupo Águas do Brasil. E exercendo o magistério em nível superior no UNIFLU. Mas, paralelamente, exercemos diversas e multiplas atividades na  Vice-Presidência da Fundação Cultural de Campos (FCC), mantenedora do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU) e em instituições vinculadas ao meio ambiente , especialmente, em Recursos Hidridicos e na Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul nos Estados do RJ, MG e SP, em vários Conselhos como da AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul); COMANSA (Conselho Municipal de Meio Ambiente); CERHI (Conselho Estadual de Recursos Hidricos; CEIVAP (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul )e, CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), além de fazermos partes da Diretoria do Sindicato Estadual de Jornalistas Profissionais. 

Fale sobre a sua atuação junto ao Águas do Paraíba. Desenvolvemos muitas atividades, nas áreas já descritas, mas, especialmente relacionadas a relações institucionais, assessoria de comunicação e, mais recentemente na área de novos negócios. 

Fale sobre a sua família. Sou casado com uma pessoa incrível, Denise da Silva Mello Lacerda, também jornalista e profissional na área de cinema, que conheci há quase 40 anos, como “foca”, no Jornal Folha da Manhã. Ficamos mais de 35 anos sem nos vermos, falar ou encontrar …  até que há oito anos, o destino nos voltou a aproximar e unir, num Amor que sempre quis, sonhei e acreditei. Estou muito feliz com esse relacionamento e nova experiência de vida . Tenho três filhos Ananda (22 anos); Arthur (19 anos) e Nitai (15 anos), outras razões e fundamentos de minha vida.

Quem é Lacerda? Um eterno aprendiz.

O que faz nas horas vagas? Leio e estudo muitíssimo e continuamente, viajo demais e relaxo fazendo meditação, além de natação.

BATE-BOLA
Estilo musical: Clássica (especialmente Renascentista), Bossa Nova, MPB (de qualidade) e Jazz.
Um nome marcante: Aluysio Cardoso Barbosa 
O que te faz parar: Só o sono
Não concorda com… Discriminações, Falsidade e Derrotismo.
Gasta muito Com livros, cursos e viagens.
Maior tristeza de sua vida: Os anos que perdi e não pude ter com  Denise
Que defeito é mais fácil de perdoar:  Insegurança
Qual o seu lema de vida: “Muito, é muito pouco!”
Ser feliz é… Amar e ser Amado
Família: A estrutura social que nos faz  ser Fraternos; evoluir  da Idade da Pedra e avançar em termos históricos, científicos e pessoal.
Decepção: com a falta de autoestima das pessoas
Atividade física que não faria: Boxe
O que admira nos amigos; Lealdade
Te deixa tímido: Elogios
Bebida preferida: Água, vinho  cerveja
Ídolo: Paramahansa Yogananda (Mestre e Inspirador/Fundador da Self Realization Fellowship – Yogoda Satsanga/Índia)
Time: Não tenho
Religião: Todas que levam ao caminho de encontro a Deus
Deus:  Supremo Arquiteto do Universo
Deixe uma mensagem: “Pense além…Você pode fazer muito mais: a inteligência artificial, o mundo virtual, a física quântica e a internet das coisas nunca podem superar a capacidade humana que as criou”

Fotos: Arquivo do colunista

Designer: Aldir Mata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress