Entrevista da semana

Eliana Mancini – Fonoaudióloga

Perfil:

Qual a sua formação profissional? Me formei em fonoaudiologia no ano de 1981 no Centro da Terapia da Palavra Henry Dunant, no Rio de Janeiro. Posteriormente me especializei em otoneurologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Quando retornei para Campos tive a oportunidade de trabalhar com o doutor Irineu Dias, que me trouxe bastante experiência e conhecimento na área referente ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); foi quando passei a participar de diversos cursos sobre o tema. Então me especializei em audiologia, trabalhando com diversas marcas de aparelhos auditivos e cursando os treinamentos oferecidos.

– Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional. Escolhi fazer fonoaudiologia por sugestão do meu cunhado, Magid Abud, que, sendo otorrinolaringologista, viu em mim o perfil e vocação para exercer a profissão. Então, como em Campos não existia faculdade que oferecesse o curso, me mudei para o Rio de Janeiro, onde me formei e me especializei. Minha primeira experiência profissional foi no hospital da UFRJ e no hospital São Francisco, no Rio de Janeiro. Em seguida, retornei para Campos, onde passei a atuar em consultório próprio. Sempre gostei de trabalhar com terapia de voz e crianças, mas, por ter trabalhando ao meu lado um otorrinolaringologista, acabei enxergando a necessidade de aperfeiçoar meus conhecimentos na audiologia. Desde então trabalhei em diversos centros auditivos, até que tive a oportunidade de unir minhas duas paixões em um só lugar: a SONORIS, minha própria clínica, totalmente adaptada e preparada para atender tanto pacientes com problemas auditivos, quanto aqueles que buscam terapia por outros motivos.

Fale um pouco sobre a Sonoris. A SONORIS, por se tratar de uma clínica (e não apenas de um ponto de venda de aparelhos auditivos), presta serviços de fonoaudiologia em todos os seus ramos, o que significa realização de sessões de terapia, consultas e acompanhamento. Além disso, também realizamos testes de triagem auditiva e, trabalhamos exclusivamente com os aparelhos Phonak, uma das melhores marcas de aparelho auditivo do mundo, com 70 anos de mercado, onde o paciente poderá adquirir um aparelho seguro e moderno, adequado para o seu caso específico, sem, necessariamente, pagar a mais por isso. A sala de atendimento é um dos nossos diferenciais. O espaço é bem amplo, permitindo que o paciente seja consultado com conforto e segurança. Muitas vezes, na consulta inicial, o paciente deseja estar acompanhado por filhos, noras, genros ou sobrinhos, etc. Então nós conseguimos acomodar confortavelmente até quatro pessoas. Porém nosso grande e incrível diferencial, que nos torna únicos na região, é a sala acústica totalmente tratada, que dispensa o uso de cabines auditivas para a realização da audiometria. Isso significa que o paciente irá ter seu exame realizado exatamente no local que foi acomodado ao entrar na sala de consulta, sem necessidade de cabine auditiva ou qualquer outro espaço fechado.

– Como atua um Fonoaudiólogo? O fonoaudiólogo trata de toda a parte de comunicação, incluindo a oral e a escrita, além do funcionamento de determinadas funções como deglutição, mastigação e respiração. Nos casos da perda auditiva, o fonoaudiólogo é um dos profissionais habilitados para realização do exame de triagem auditiva (audiometria) e o único profissional capacitado para identificar, de acordo com a perda, o aparelho auditivo adequado ao paciente. Da mesma forma, apenas o fonoaudiólogo pode realizar a consulta de manutenção do aparelho auditivo, verificar as queixas do paciente e solucioná-las. No tratamento de pessoas com necessidades especiais ou de crianças, o fonoaudiólogo irá realizar a terapia necessária para auxiliar o paciente a alcançar o seu potencial máximo, auxiliando na comunicação, deglutição e respiração.

– Existe alguma indicação para a procura de um Fonoaudiólogo?  Sim. O fonoaudiólogo deve ser procurado sempre que houver sinais de que algo está errado nas áreas referentes à comunicação, fala, audição, deglutição e até mesmo respiração. Profissionais que trabalham utilizando muito a voz, como professores, por exemplo, devem ficar atentos caso percebam falhas na fala ou rouquidão. Quando a queixa é de perda da audição ou zumbido, o paciente poderá chegar até o fonoaudiólogo encaminhado por um otorrinolaringologista ou espontaneamente. O fonoaudiólogo pode fazer exames e verificar o tipo de perda auditiva, indicando o aparelho adequado para a correção.

– Como faz para equilibrar o trabalho e a vida pessoal? Organizo meus horários para que tenha algumas horas durante a semana com a minha família. Em casa, fazemos questão de fazer as refeições juntos, então, sempre que posso vou em casa para almoçar. Quando não estou trabalhando, gosto de reunir minha família para cozinhar e conversar. Também, não abro mão de estar sempre em contato com minhas amigas, muitas até da época de escola. Quando a clínica foi inaugurada, algumas vieram conhecer e sempre que acontece de ter um horário vago entre um atendimento e outro recebo visitas delas para, pelo menos, um lanche rápido.

– Quem é Eliana? Eu sou uma pessoa muito tranquila. Gosto de pensar que uma das minhas maiores qualidades é saber me manter calma mesmo em situações complicadas. Tenho muita paciência e prazer em tratar de idosos e crianças. Gosto de ver que faço a diferença na vida das pessoas e vibro muito com a evolução e conquistas dos meus pacientes. Atualmente me vejo muito realizada na vida profissional.  Na vida pessoal, sou casada há 30 anos com Ricardo, acredito que seja uma boa esposa e me orgulho muito de tudo que construímos juntos. Também me considero uma boa mãe para minhas duas filhas, Aryta e Lygia e uma ótima sogra para meus genros, Paulo e Vinícius, que são como filhos para mim. Porém, desde outubro de 2017, descobri a minha melhor versão: avó. Sou apaixonada pelo meu neto Benjamin. Ser avó foi uma das melhores coisas que já me aconteceram.

– Fale sobre a sua família. Minha família sempre soube da importância do meu trabalho para mim. Meu marido, Ricardo Salim, está ao meu lado há 30 anos, me apoiando e dando suporte incondicional. Foi um dos primeiros a me apoiar quando recebi a proposta para integrar o time da Sonoris, com a realização da Sonoris Campos. Minhas filhas, desde pequenas, dizem sentir orgulho da mãe e ambas escolheram trabalhar e lutar por seus objetivos, sem que isso atrapalhe suas vidas familiares. Hoje, minha filha mais velha, Aryta, trabalha comigo na Sonoris, e é quem resolve toda a parte administrativa e burocrática da clínica. Já minha filha mais nova, escolheu uma profissão muito semelhante a minha, e é uma excelente médica otorrinolaringologista, onde podemos conversar e trocar experiências profissionais. Além disso, encontro muita motivação na alegria do meu neto Benjamin, que me faz querer ser sempre melhor e um bom exemplo para ele, trazendo isso para minha vida profissional e meus pacientes.

– O que costuma fazer nas horas de folga? Meus momentos de folga aproveito com minha família, especialmente com meu neto. Eu também adoro ver filmes e séries. Sou uma pessoa que prefere não sair muito, gosto de ficar aproveitando minha casa e descansando.

Eventualmente, saio com amigas para um café ou cinema. No verão, adoro curtir o sol passando um tempo na piscina, ou indo para a praia, quando viajamos. Também aproveito a família reunida e meus momentos de folga para cozinhar o que a gente mais gosta. Fazemos noites com comida japonesa, risoto ou comida árabe.

Bate-bola:

O que te irrita: incompreensão

Não consegue mudar: Gostar de acordar muito cedo

Melhor amigo (a): Minhas filhas, Aryta e Lygia

Elegante: Ser feliz

Sorte é… poder ver meu neto, Benjamin, todos os dias

Esporte que pratica: Pilates

Seu estilo de vida: Prática

Comida que gosta e sabe fazer:  Comida árabe

Nome bonito: Aryta, que também era o nome da minha mãe
Te assusta: Violência

Maior mico que já pagou: Sou propensa a quedas. Já levei muitos tombos por aí, rs

Não sai de casa sem: Brinco

Seu momento atual é de… Trabalhar muito e curtir meu neto

Saudades de: Ter meus pais e meus sogros comigo

Não gosta de: Leite

Brasil: Incerteza

Política: Se empregada corretamente, poderia ser a solução do nosso país

Dinheiro: Necessário, mas não é tudo

Felicidade é: Estar em família

Motivo de vergonha: Notícias de violência no Brasil veiculadas no exterior

Religião: Católica

Família: Minha base

Deus: Uma certeza

Deixe uma mensagem: Acredito que tudo feito com amor tem como resultado o sucesso. Por isso, coloque amor em tudo que faz.

Designer: Aldir Mata

Fotos: Fernando Cerqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress