Entrevista da semana

Dr. Rafael Chácar – Cardiologista

Perfil:

– Qual a sua formação profissional? Médico formado na Faculdade de Medicina de Campos (FMC); Residência em Clínica Médica pelo Hospital Escola Álvaro Alvim; Residência em Cardiologia pelo Instituto D’or de Ensino e Pesquisas; Residência em Ergometria/ Ergoespirometria e Reabilitação Cardíaca pelo Instituto Nacional de Cardiologia -RJ.

– Faça um, breve resumo da sua trajetória profissional. Nascido e criado na terra goitacá, sempre tive a vontade de aprender ao máximo minha vocação e trazer com meus conhecimentos novos horizontes para a medicina da nossa cidade. Assim que tive meu retorno definitivo, firmei minhas áreas de atuação dentro da Cardiologia clínica, montando o serviço de Reabilitação Cardíaca (REABILICOR), assim como reimplementando a realização do Teste Cardiopulmonar, áreas nas quais sou especialista.

– Você teve alguma influência na escolha da profissão? Certamente meus irmãos Carlos André e Louise Therese Chácar foram meus horizontes.

– Por que ser cardiologista? Meu grande avô Alcemir era cardiopata grave, passou por cirurgias do coração e lutou muito durante a vida, cumprindo sua missão aqui na Terra; pensei que poderia seguir na missão de buscar salvar vidas de pessoas como a do meu avô.

– Atualmente, quais as vantagens e desvantagens de ser médico? Procuro exercer minha profissão como um verdadeiro sacerdócio, e faço isso de maneira muito feliz; assim, não consigo enxergar desvantagens em fazer algo que amo! Ainda assim, a medicina me possibilita um grande sonho que é ser Professor da FMC e contribuir de forma singela para a formação de novos médicos.

– Como anda o mercado de trabalho para o médico? Passamos por uma grande crise nacional, temos que ter confiança e inteligência para driblarmos as dificuldades e procurar nosso espaço.

– O que diria para os que estão começando? A medicina é uma arte, algo que você deve ter verdadeira vocação para seguir seus caminhos. Para quem realmente deseja ser médico de verdade, sempre haverá um espaço.

– Quem é Rafael? Pergunta difícil, mas vamos lá: acho que sou um cara vindo de família humilde, que busca na perseverança tentar mudar um pouco o mundo a minha volta.

– Fale sobre a sua família. Tenho dois pais maravilhosos Sr Zeno e Dona Fátima, dois irmãos que são meus grandes amigos Carlos André e Louise. Há cinco anos ganhei um companheirinho, Arthur, filho do meu irmão com a Dra Elazi. Uma família muito bacana!!! O coração é ocupado pela minha gatinha Luísa Barros.

Bate-bola:

– Te assusta: ganância
– Vencedor: eu acrescentaria “es”, pois meus pais são vencedores.
– Pretende conquistar: cada vez mais a amizade e confiança das pessoas
– Time: flamenguista de corpo e alma
– Bebida preferida: Whisky e tenho apreciado cervejas artesanais
– Animal que admira: meus cachorros
– Filme que recomenda: sem dúvida: Amor sem fronteiras
– Livro que está lendo: O Vendedor de Sonhos
– Sua maior qualidade: deixo para quem me conhece responder
– Seu maior defeito: ser explosivo
– Esporte que pratica: corrida de rua e futebol com os amigos
– Mudaria em você: ser mais paciente
– Intolerância: igualdade sempre! Não importa cor e sexo pois somos todos iguais perante de Deus.
– Se arrepende de… sempre acho que posso fazer mais
– Estilo musical: estou em uma vibe mais eclética

– Medo: do próprio homem
– Palavra preferida: Coração
– Sucesso é… ser feliz fazendo tudo que gosta com honestidade e tranquilidade
– Outra profissão que gostaria de ter: Professor de História
– Detesta: soberba
– Campos: mudança de mentalidade provinciana urgente!
– Saudades de… todos que não estão fisicamente aqui, em especial da minha mãe-avó Maria de Lourdes

– Não acredita: desistir facilmente
– Adora nas pessoas: humildade e parceria
– Religião: Católica
– Deus: nossa base
– Deixe uma mensagem – Viver um dia de cada vez sabendo que o melhor ainda sempre está por vir; saber “apontar pra fé e remar” que sempre iremos conseguir nossos objetivos. Um forte abraço para todos amigos e para minha família que tanto amo!

Fotos: Arquivo do entrevistado e Ricardo Bueno

Designer: Aldir Mata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress