Cuidados diários com a pele

O envelhecimento da pele provocado pelo passar dos anos é pequeno e não causa muitos danos estéticos. O que realmente agride a pele é o sol em excesso, o cigarro, a poluição, e o stress. Estes são os verdadeiros vilões responsáveis pelas rugas, manchas e tumores. Os radicais livres desencadeados por este fatores provocam danos celulares através de reações de oxidação, que estão ligados ao processo de envelhecimento.
Assim, a partir deste momento, iniciaremos algumas orientações de como limpar, prevenir e tratar sua pele.

É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem, outros produtos poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.
É recomendado usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente líquido. Para as peles oleosas a mistas o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza.
Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar maquiagem também.

Outra dica importante é esfoliar a pele uma a duas vezes por semana; retirar as células mortas é importante para dar uma aparência mais viçosa à pele e estimular a renovação celular.
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e corpo.
É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação; neste caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é a base de água e não aumentará a oleosidade da pele.

Detalhe importantíssimo em uma boa hidratação é que deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de no mínimo dois litros de água. Veja outras medidas que deixam a pele bem hidratada:

* Evitar exposição excessiva ao sol.
* Manter uma dieta rica em verduras e frutas, que contenha muitas fibras.
* Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.
* Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.

O foto protetor ideal deve ter amplo espectro (ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB), não ser irritante, ter certa resistência à água, e não manchar a roupa. Eles podem ser físicos e/ou químicos. Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes. Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.
A radiação UVA tem pouca variação de intensidade ao longo do dia; esta penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele. Já a radiação UVB é mais intensa entre as 10h e 16h, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pelo eritema da pele.

Ao longo da vida não conseguimos conter o envelhecimento da pele, pois é um processo natural, mas com a tecnologia existente e hábitos de vida saudáveis podemos retardá-la ao máximo. Bons cuidados.

Dra. Paula Marsicano Cezar Vieira – Dermatologista (CRM 52-815861 RQE 20729)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD

Atendimentos:
Clínica Renova Avenida Pelinca, 330 27339694
Clínica Périssé 2738-2650
Pró Vida 2736-9800
Insta: @paulamarsicano

Fotos: Divulgação Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Entrevista com um advogado em Campos

Entrevista com um advogado em Campos – Dr. Carlos Fernando Monteiro Perfil: – Qual a sua formação profissional? Direito – Resuma sua trajetória. Então, iniciei

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress