Controle-se no Whatsapp

Informar a localização de barreiras policiais e de fiscalização de trânsito pode virar crime em todo o país. É o que pretende um projeto de lei do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul encaminhado à Câmara do Deputados, em Brasília. A proposta prevê até prisão a quem avisa sobre blitz na internet.

“Esse é um grande prejuízo da sociedade. A sociedade que exige uma série de medidas para a segurança do trânsito, alguns dos integrantes prestam um desserviço social, comunicando para o infrator, o mal feitor do trânsito, o próprio delinquente que naquele local tem uma fiscalização de trânsito”, ressalta o diretor geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski.

A Brigada Militar (RS) apoia o projeto de lei. “Nossas barreiras, não só nesses casos, também pegam criminosos que se valem dessas ferramentas para escolher a melhor rota para fugir da Brigada e da polícia”, observa o comandante de policiamento de Porto Alegre, tenente-coronel Mario Ikeda.
O projeto, que prevê multa ou prisão de até dois anos, divide opiniões. A diretora de uma escola, Jussara Pires, defende a proposta. Diz que é um “crime” a divulgação das barreiras. “Porque não respeita o ser humano, não respeita aquele que pratica direitinho, acompanha a velocidade de acordo com o exigido.”

A vendedora de seguros, Caren Moraes, é da mesma opinião. “Aquela pessoa que bebeu vai acabar desviando da blitz e, de repente, naquele desvio pode pegar alguém, não é? Pode cometer algum acidente. Então, eu acho justo.”
Já o microempresário Uiliam Escobar discorda do projeto. “Sou absolutamente contra, porque eles não podem interferir na vida particular, não deixa de ser uma particularidade tua. O Detran não tem esse poder e nenhum órgão do governo teria esse poder.” Entende que o órgão deveria se preocupar mais com a educação no trânsito.”A preocupação deles de fazer blitz a gente sabe qual é, de arrecadar fundos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress