Síndrome de Burnout: o que é?

Foto: Psicologo.com.br

A síndrome de burnout, também conhecida como doença do esgotamento profissional, atinge uma boa parte da população economicamente ativa. A pressão pessoal e do mercado de trabalho, que a cada dia torna-se mais competitivo, exigindo uma maior jornada de trabalho, com o aumento da competitividade, condições insalubres no ambiente de trabalho e baixa remuneração levam a um estado constante de tensão emocional e stress crônico.

Os mais afetados

Os profissionais que lidam diretamente com pessoas e influenciam suas vidas, tais como professores, policiais militares, bombeiros, profissionais de saúde e advogados, bem como os cuidadores de pessoas que necessitam de auxílio para as atividades do cotidiano ou em fase terminal de doenças crônicas, esses são os mais propensos a desenvolverem a síndrome de burnout.

Sintomas na fase inicial

Na fase inicial os sintomas até se confundem com a depressão; por isso é importante um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é percebido através de comportamentos diferentes dos habituais da pessoa, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho.

O paciente sofre fisicamente com dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. Em mulheres é comum alterações no ciclo menstrual. Além do tratamento, que inclui terapia e medicamentos como antidepressivos, se faz necessária uma mudança no estilo de vida.

Cuidados importantes

A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, pois ajudam a controlar os sintomas. É importante que o médico observe se é o ambiente profissional a causa do estresse ou se são as atitudes da própria pessoa que geram a crise.

A melhora da qualidade de vida é uma das armas para prevenir a Síndrome de Burnout, e isso inclui cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa.

Dr. José Francisco de Assis Neto (CRM 5261634-6)
Médico Psiquiatra
Rua Marquês de Herval, 36 – Parque Tamandaré
Tels (22) 2723-2338 | 99219-6559

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress