Blog da Vânia

Síndrome de Burnout

A síndrome de burnout, também conhecida como doença do esgotamento profissional, atinge uma boa parte da população economicamente ativa. A pressão pessoal e do mercado de trabalho, que a cada dia torna-se mais competitivo, exigindo uma maior jornada de trabalho, com o aumento da competitividade, condições insalubres no ambiente de trabalho e baixa remuneração levam a um estado constante de tensão emocional e stress crônico. Os profissionais que lidam diretamente com pessoas e influenciam suas vidas, tais como professores, policiais militares, bombeiros, profissionais de saúde e advogados, bem como os cuidadores de pessoas que necessitam de auxílio para as atividades do cotidiano ou em fase terminal de doenças crônicas, esses são os mais propensos a desenvolverem a síndrome de burnout.

Na fase inicial os sintomas até se confundem com a depressão; por isso é importante um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é percebido através de comportamentos diferentes dos habituais da pessoa, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho.

O paciente sofre fisicamente com dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. Em mulheres é comum alterações no ciclo menstrual. Além do tratamento, que inclui terapia e medicamentos como antidepressivos, se faz necessária uma mudança no estilo de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, pois ajudam a controlar os sintomas. É importante que o médico observe se é o ambiente profissional a causa do estresse ou se são as atitudes da própria pessoa que geram a crise.
A melhora da qualidade de vida é uma das armas para prevenir a Síndrome de Burnout, e isso inclui cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa.

Dr. José Francisco de Assis Neto (CRM 5261634-6)
Médico Psiquiatra
Rua Marquês de Herval, 36 – Parque Tamandaré
Tels (22) 2723-2338 | 99219-6559

Vania Carvalho

Escrito por Vania Carvalho

Campista, caçula de uma família de 9 filhos, casada há 23 anos com o advogado Ralph Pessanha e mãe de Bianca e Bruno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *