Educação

O CNA e seu diferencial

Hi, there!
Como prometido no post da última semana, vim falar um pouquinho sobre um trabalho muito bonito desenvolvido pelo CNA.

Algum de vocês já pensou em melhorar sua performance no idioma e também a vida de alguém que possa estar precisando companhia? Pois o CNA pensou. A brilhante ideia foi nomeada ‘Speaking Exchange’, que soma mais de 30 prêmios nacionais e internacionais – entre eles, no Festival Cannes Lions 2014 (o principal festival de publicidade e criatividade mundial) – e já faz parte da realidade de diversas escolas CNA pelo Brasil afora.

O projeto teve início a partir da dificuldade que grande parte dos estudantes brasileiros tem em praticar inglês com outras pessoas, principalmente nativos na língua. Ao pensar em como isso podia ser modificado, foi possível unir a ideia de ajudar ao próximo e ainda promover o intercâmbio de experiências entre brasileiros, estudantes de inglês em diferentes idades, e idosos que residem em casas de repouso nos Estados Unidos e Canadá.

Através de uma ferramenta que funciona de maneira semelhante ao Skype, uma chamada de vídeo é realizada e os dois participantes – o aluno e o idoso – são conectados para conversar sobre diversos assuntos, expondo suas preferências, atividades, informações sobre seu dia-a-dia, família e muito mais.

Para melhorar seu desempenho, o aluno conta não somente com o idoso com quem conversa – que dá dicas em como aplicar o idioma da maneira correta – mas também com seu professor, que é o único quem tem acesso à conversa gravada. Ali, ambos podem revisar e corrigir aspectos linguísticos, o que auxilia muito no aprendizado.

Mesmo com todos estes benefícios, o que encanta de verdade são os laços criados entre os participantes do projeto, a quem são proporcionadas verdadeira sensação de fazer o bem ao próximo e possibilidade de desenvolver uma nova amizade. O idoso se sente útil ao auxiliar o estudante a ser melhor praticante do idioma; o aluno, por sua vez, se transforma em nova companhia a alguém que esteja necessitando de um pouco mais de atenção.
Como uma boa manteiga derretida, compartilho (com os olhos cheios de lágrimas, em toda vez que assisto ao vídeo), dois links:
https://www.cna.com.br/sobre-cna/exchange
http://www.dailymail.co.uk/ femail/article-2622691/Lonely- American-retirees-help- Brazilian-students-practice- English-video-chat-make- unexpected-new-friends- process.html
No primeiro, é possível assistir ao vídeo  que mostra toda a beleza e uma breve descrição de como o projeto é realizado. No segundo, para aqueles que desejam fazer uma boa leitura e melhorar as habilidades de compreensão de textos em inglês, é possível ter acesso a uma das diversas publicações estrangeiras que o projeto gerou. Esta, especificamente, no britânico Daily Mail. Vale a pena dedicar uns minutinhos a estas duas paginas.

Quer participar desta experiência? Nossa escola, o CNA Ouvidor – pioneira na execução do projeto em Campos, está te esperando para dar todas as informações necessárias e te deixar apto a ser parte de um mundo onde somos mais que melhores alunos, mas também melhores pessoas.
See you next week!

CNA Ouvidor – Rua Marechal Floriano 355 Tel.: (22) 2733-4133

www.cna.com.br/ouvidor

Livia Barcellos

Escrito por Livia Barcellos

Psicóloga por formação, professora por paixão. Uma pessoa que procura estar sempre de bem com a vida, e tenta dar o melhor de si em todas as funções. Assim será minha participação aqui no Blog da Vânia, onde tentarei contribuir da melhor maneira possível e incentivar a todos os leitores que busquem novas informações e agreguem conhecimento às suas vidas. Esposa, filha, mãe (de cachorrinhos) e agora escritora. Será que dá certo? =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *