A Meditação Mindfluness e seus benefícios para saúde

A prática de meditação tem sido alvo de estudos científicos que compravam sua eficaciá no auxilio no tratamentos de várias doenças como depressão, dores crônicas, ansiedade e enxaqueca.

Mindfulness é caracterizada como o treino da atenção plena à consciência do momento presente, isto é, estar em um estado onde você fica em contato com seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas, buscando viver o aqui e o agora, interrompendo (ou pelo menos tentando interromper) o que nos é tão comum no dia a dia, que é nos deixarmos ser absorvidos por pensamentos geralmente angustiantes ou traumáticos do passado, ou as tentativas de “controlar” o futuro. A experiência baseia-se no momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhum tipo de elaboração ou julgamento é utilizada. Mais recentemente, a meditação tem sido bastante pesquisada e empregada na linha da psicologia cognitivo-comportamental.

Além de influenciar mudanças comportamentais, como a redução do estresse e ansiedade, a meditação, assim como a psicologia cognitiva, caracteriza-se pela premissa fundamental de que a interpretação dos fatos é mais importante do que os fatos em si. Por esta razão, a prática meditativa tem sido descrita como uma forma de treinamento mental através da qual se busca educar a mente.

Dr. José Francisco de Assis Neto (CRM 5261634-6)
Médico Psiquiatra
Rua Marquês de Herval, 36 – Parque Tamandaré
Tels (22) 2723-2338 | 99219-6559

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress