Entrevista da Semana

Rodrigo Lira – Professor Universitário e Superintendente do Fundecam

Perfil:

– Qual a sua formação profissional? Administrador com doutorado em Sociologia Política.

– Resuma a sua trajetória profissional – Me formei em Administração pela UFF e me mudei para Campos em 2002 para fazer mestrado na UENF e trabalhar com consultoria empresarial. Neste período comecei a trabalhar na Universidade Candido Mendes e desenvolver pesquisas nas áreas de planejamento e gestão urbana. Em 2017, com a mudança política no governo municipal, fui convidado pelo prefeito Rafael Diniz para assumir a superintendência do FUNDECAM.

– Como professor Universitário, como você qualificaria a formação acadêmica dos jovens que saem das faculdades hoje em Campos? Campos é um Polo Universitário com excelentes instituições de ensino. Uma pena que boa parte dos profissionais qualificados que formamos não encontre trabalho por aqui.

– Qual o principal papel do Fundecam no desenvolvimento do município? O FUNDECAM se reinventou no atual governo e está focando nos empreendedores da cidade com programas voltados para pequenos negócios, economia solidária, agricultura familiar e inovação. Além do fomento financeiro, implementamos a orientação para aplicação do crédito e consultoria de gestão em parceria com as universidades e o SEBRAE.

– Fale sobre a sua família. A família é a minha base. Marusa, minha mulher, também é professora e pesquisadora, e uma grande parceira. Ricardinho, meu filho e grande amigo, será o futuro camisa 10 do fluminense.

– Quem é Rodrigo? Uma pessoa simples, amiga, trabalhador compulsivo e que quer, verdadeiramente, contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população da cidade que escolheu para viver e que aprendeu a amar.

– O que faz nas horas de folga? Gosto de estar com a minha família e amigos.

Bate-bola:

– Infeliz: Políticos oportunistas
– Paixão por: Família, trabalho, leitura, samba e futebol.
– Exemplo a ser seguido: Meu saudoso amigo Sérgio Diniz, pelos exemplos éticos, e o diretor da Universidade Candido Mendes Luís Eduardo, pela amizade e visão empreendedora.
– Ser professor é… Vocação.
– Time: Fluminense
– Medo: A violência desenfreada
– Tristeza: Desigualdade social
– Alegria: Poder fazer a diferença na vida das pessoas
– Filme que recomenda: Waking Life; sugere boas reflexões acerca da vida.
– Livro de cabeceira: Gosto de Saramago, especialmente o livro: Levantado do chão.- Dica para o sucesso: Disciplina e foco.
– Melhor amigo: Meu filho Ricardinho
– Mentira: Lamentável
– Hobby: Meu mais novo hobby é jogar tênis
– Maior conquista: Uma família que sempre sonhei.
– Não faria novamente: Votar em Lula
– Não abre mão de… Honestidade
– Perfeito: Natureza
– Orgulho de… fazer parte de um governo municipal responsável e transparente
– Ídolo: Meu pai
– Doce preferido: Torta de limão
– Animal de estimação: Não tenho
– Som que te agrada: Ondas do mar
– Momento agradável: Lazer com a família e amigos
– Religião: Católica
– Deus: Um guia
– Deixe uma mensagem: Um frase de Carlos Drumond de Andrade que expressa bem o que sou: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress