Saúde

Em dia com a sua mamografia

Em se tratando de saúde eu sou super cuidadosa com a minha, e a Rad Med é um referencial quando o assunto é exames por imagens. Os médicos e toda a equipe estão mais que preparados para a realização dos exames solicitados, principalmente quando o assunto é cançer de mama, tema delicado por sua própria natureza e importante, senão fundamental. Ah, vale lembrar que o exame de mama deve ser lembrado sempre, não só em outubro, hein?
Abaixo os esclarecimentos sobre o assunto com o médico responsável pela Rad Med, Dr. Carlos Mário Mello de Souza.

Mamografia deve ser feita uma vez ao ano

O exame é um dos mais importantes para a saúde da mulher, mas, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama FEMAMA, 31% das mulheres não fazem a mamografia, um exame preventivo para o diagnóstico, com periodicidade necessária de uma vez ao ano a partir dos 40 anos e, em casos de histórico familiar, passa a ser feito a partir dos 35 anos.

Exame

A mamografia permite a descoberta precoce do câncer de mama e de outras alterações importantes, juntamente ao exame clínico, ao ultra som e à ressonância magnética, de forma que o tratamento adequado possa ser feito. A mamografia digital é um dos grandes avanços nesta área nos últimos tempos. Ela permite um diagnóstico de form ainda mais rápida e eficaz. Vale lembrar que antes do exame são vetados produtos de higiene pessoal como perfumes, talcos e desodorantes. ” Os resíduos presentes nestes compostos são artefatos que podem interferir na interpretação do exame”.

Auto-exame da mama

Outra medida crucial é o auto exame. “É importante para o conhecimento do padrão das mamas e para identificar alterações. Se houver disparidade, ela será identificada e não haverá atraso na procura por uma consulta médica, facilitando o diagnóstico precoce em caso de câncer”.
Pode sem:
– Nódulos;
– Sangramentos e secreções pelos mamilos;
– Endurecimentos;
– Aumento da mama;
– Retração da pele;
– Áreas de inflamação ou infecção.

O auto-exame é uma forma de identificar alterações na mama. Este procedimento deve ser realizado mensalmente, a partir dos 18 anos e sempre no período menstrual. Na mulheres que não tem ciclo, deve ser feito sempre em uma mesma data, o primeiro ou último dia do mês, por exemplo. “Quanto mais cedo o tumor é descoberto maior a probabilidade de cura. O primeiro passo é posicionar-se diante do espelho, desnuda até a cintura, com os braços ao longo do corpo. Em seguida, deve-se elevar os braços acima da cabeça, olhando para as mamas e axilas de frente e dos lados direito e esquerdo. A seguir, a palpação da mama, da axila e do colo deve ser feita com a ponta dos dedos ou a palma das mãos, comprimindo a mama contra as costelas. Esta palpação deve ser repetida com a mulher deitada”, ensina o especialista. Caso sinta alguma alteração, um médico deve ser procurado para obter um diagnóstico mais preciso.

Vania Carvalho

Escrito por Vania Carvalho

Campista, caçula de uma família de 9 filhos, casada há 23 anos com o advogado Ralph Pessanha e mãe de Bianca e Bruno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *