DHEA

É um hormônio antienvelhecimento?

Nosso corpo naturalmete produz o hormônio DHEA (dehidroepiandrosterona) através das glândulas supra-renais. Ele é usado na produção de vários outros hormônios, inclusive os hormônios masculinos e femininos, testosterona e estrogênio.Os níveis de DHEA têm seu pico aos 20 anos e logo começam a cair lentamente conforme a pessoa envelhece. Ainda não se sabe claramente o porquê disso e os efeitos desta queda, mas o que parece é que os níveis mais baixos de DHEA causam ou contribuem para o envelhecimento e causam modificações comuns relacionadas à idade, como diminuição de massa de muscular, redução de densidade óssea e diminuição da capacidade do sistema imunológico de atuar contra as doenças.

Partindo desta ideia, tomar suplementos de DHEA a partir de uma certa idade reduziria a velocidade do processo de envelhecimento, certo?

Errado. Por quê?

Ainda não há nenhuma evidência que apoie esta hipótese. Até existem estudos mostrando alguns efeitos benéficos em curto prazo, mas ao olharmos estudos mais longos, bem conduzidos e desenhados, como um publicado em 2006 pela Clinica Mayo, entre outros, tais benefícios não se confirmam.
Por outro lado, e os efeitos colaterais?

Muito pouco se conhece sobre os efeitos colaterais potenciais do DHEA. Alguns estudos detectaram redução dos níveis de HDL ou “bom” colesterol, aumento de pelo facial em mulheres e acne.
Além disso e mais grave, como o DHEA pode aumentar os níveis de testosterona e estrogênio no organismo, isso poderia estimular o surgimento e/ou crescimento de tumores hormônio-dependentes, como câncer de mama e próstata.

Portanto, adotar o uso de DHEA para prevenir, atrasar ou reverter modificações relacionadas ao envelhecimento não é uma conduta médica recomendada nem aprovada.
Por que? Porque até o momento o DHEA não tem nenhum efeito benéfico provado e os seus efeitos adversos possíveis são incertos e potencialmente graves.

Matéria escrita pela médica endocrinologista Patrícia Peixoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress